24/09/2020 às 09h59min - Atualizada em 24/09/2020 às 09h59min

Setembro Amarelo: atividade física pode prevenir o suicídio

Estagiária Daiana Fernanda Hilgemann
O mês de setembro atua na prevenção do suicídio, com a campanha do Setembro Amarelo, que programa para o mês inteiro campos de motivação e conscientização sobre as doenças de depressão, ansiedade e do estresse que contribui para ambas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 320 milhões de pessoas sofrem com a depressão no mundo. No Brasil cerca de 5,8% da população tem a doença, e cerca de 9,3% convive com a ansiedade que é um indicio para a  depressão. É uma doença bem frequente, uma em cada quatro mulheres e um em cada dez homens podem vir a ter crises depressivas durante a vida, desde a juventude até à terceira idade.

Assim procura-se alternativas para a diminuição deste mal que afeta tantas pessoas. Uma indicação de médicos psiquiatras é começar cuidando do corpo para que a mente seja trabalhada e comece a aceitar os desafios e problemas da vida que lhes afetam e contribuem para a doença. Esse cuidar está atrelado à prática de exercícios físicos e uma boa alimentação.

Praticar exercícios físicos ajuda não só no combate a depressão, mas a prevenir a doença. Qualquer atividade atua no cérebro liberando endorfina e estimulando neurotransmissores que dão a sensação de bem-estar, proporcionando paz e tranquilidade.

Para que haja no corpo a harmonia, os exercícios devem ser de proporções mais leves se alterando de acordo com a disposição do paciente, pois exercícios muito rígidos e inadequados podem vir a causar mais fadiga e estresse.

De forma eficaz, deve-se primeiramente identificar à atividade que a pessoa mais gosta, principalmente para iniciantes que não tem tanta prática. Os pontos de atuação em uma execução bem feita são logo percebidos, livrando a mente de preocupações, ajudando no ganho de confiança no decorrer de que as metas são batidas, contribuindo para a elevação da autoestima pela pessoa se sentir útil, e ainda estimula a interação social quando as atividades são feitas em locais públicos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp