15/09/2020 às 11h22min - Atualizada em 15/09/2020 às 11h22min

15 de setembro: Dia Mundial de Conscientização sobre Linfomas

Estagiária Daiana Fernanda Hilgemann
Em 15 de setembro, é comemorado o dia mundial da conscientização sobre Linfomas, tendo como intuito informar a população de antemão a importância de identificar precocemente os sintomas do linfoma, para facilitar no seu tratamento. O termo Linfoma é um tipo de câncer que ataca os tecidos linfáticos do corpo como os linfonodos, fígado, baço e a medula óssea, que são responsáveis pela defesa do organismo contra doenças e infecções.

O problema pode se iniciar quando um tipo de glóbulo branco do sangue se transforma de uma célula normal, para uma célula doente, que fica incapaz de fazer sua função podendo provocar a formação de tumores em várias partes do corpo. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, cerca de 4 mil pessoas morrem vítimas de Linfomas todos os anos, justamente por não terem conhecimento da doença.

Há dois tipos principais de Linfomas, o Hodking e o não Hodking, e os dois tem grande potencial de cura se forem descobertos ainda em tempo de tratamento. Os sintomas mais comuns da doença são febre (vespertina); surgimento de ínguas (sem motivo específico); perda de peso e de apetite; coceira na pele; fadiga e sudorese noturna anormal. E tem como formas de tratamentos a quimioterapia e radioterapia, sendo que em alguns casos mais específicos há a necessidade da realização do transplante de medula óssea. Lembrando que é sempre importante buscar a ajuda de um médico.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp