25/01/2017 às 08h46min - Atualizada em 25/01/2017 às 08h46min

Ministro da Fazenda elogia medidas tomadas pelo Governador Sartori

Foto: Gustavo Raniere
As medidas de austeridade que compõem o Ajuste Fiscal Gaúcho e o Plano de Modernização do Estado do Rio Grande do Sul foram consideradas relevantes, exemplares e abrangentes pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.
 
Em entrevista concedida após reunir-se com o governador José Ivo Sartori, em Brasília, Meirelles garantiu que o processo de elaboração do Plano de Recuperação Fiscal, iniciado nesta terça-feira (24), será rápido. "Após essa análise preliminar da situação financeira do Estado, concluímos que o Rio Grande do Sul já fez boa parte do trabalho", afirmou Meirelles.
 
O encontro, no Ministério da Fazenda, também contou com a presença do ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, do secretário da Fazenda, Giovani Feltes, da equipe econômica do Estado e de técnicos da Secretaria do Tesouro Nacional.
 
Questionado sobre a celeridade dos encaminhamentos, o ministro também disse acreditar que nos próximos dias será possível estabelecer um cronograma realista. "Estamos avançando e já começamos a trabalhar conjuntamente. Até o início da próxima semana devemos comunicar o andamento ou até mesmo a conclusão do projeto", afirmou.
 
O governador José Ivo Sartori reforçou que será persistente nesta missão de equilibrar as finanças gaúchas, pois considera uma questão de dignidade investir em áreas essenciais, como Saúde, Educação e Segurança, além de honrar os pagamentos a hospitais, fornecedores e servidores. "O Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a detectar o tamanho da crise. Resolver a questão da dívida era uma prioridade nossa ainda durante a campanha eleitoral. Sempre coloquei esse desafio como algo crucial para o futuro do Estado. Ainda não resolve todos os problemas, mas encaminha um novo futuro", lembrou.
 
Próximos passos
 
As equipes da Secretaria da Fazenda do RS e do Tesouro Nacional já se reuniram na tarde desta terça (24). A ideia é garantir carência de três anos no pagamento das parcelas da dívida do Estado com a União, o que representa um fôlego às finanças do Rio Grande do Sul.
 
Em contrapartida, o governo federal deverá exigir medidas de austeridade ao governo gaúcho, muitas delas já executadas na gestão do governador José Ivo Sartori. O plano finalizado será submetido à aprovação do presidente Michel Temer e do Supremo Tribunal Federal.
 
Fonte: Secom
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp