13/06/2020 às 20h22min - Atualizada em 13/06/2020 às 20h22min
Quatro regiões do Estado entraram na bandeira vermelha
Tivemos neste sábado, 19 de junho, mais uma atualização das bandeiras classificatórias por região, sobre a situação do coronavírus em nosso Estado. O governador Eduardo Leite, em mais uma transmissão ao vivo pelo Facebook – que inclusive está disponível nas redes sociais da Rádio Difusora – informou que mais quatro regiões do migraram para a bandeira vermelha. O Palácio Piratini instaurou novas medidas de distanciamento social nas cidades de Caxias do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana, o que traz repercussões nestes locais, como fechamento de parte do comércio e do setor de serviços. Três Passos continua na bandeira laranja.
A classificação começará a valer a partir da próxima segunda-feira (15). A indústria terá de reduzir pela metade a capacidade de operação. O governo estadual explicou que as classificações são consequência de dois fatores: a piora contínua dos indicadores de propagação do coronavírus e da capacidade do sistema de saúde.
Agora, as regiões em classificação vermelha deverão registrar duas semanas consecutivas de melhora nos seus indicadores para poderem voltar à bandeira laranja. Isso significa que, na melhor das hipóteses, elas permanecerão por 15 dias na situação de risco alto, tendo consequência para a economia com as restrições de funcionamento e circulação.
A região de Bagé passou da bandeira amarela, a menos grave de todas, para a laranja, de risco médio. Na prática, isso não trará modificações bruscas para a rotina da região de fronteira. A zona de Santa Cruz do Sul registrou melhora no seu quadro na pandemia, evoluindo da faixa laranja para a amarela. As demais regiões do Estado não sofreram mudanças nas classificações finais.