30/04/2020 às 10h28min - Atualizada em 30/04/2020 às 10h28min

​Três Passos vai ampliar a testagem para casos suspeitos de coronavírus

Assessoria de Imprensa Prefeitura Três Passos RS
A ampliação da testagem em casos suspeitos de coronavírus em Três Passos, foi uma das ações anunciadas pela Administração Municipal no dia 28 de abril.
O município já tem disponível 340 testes rápidos para serem realizados, excepcionalmente em profissionais da saúde, da segurança e idosos, que preenchem os critérios de casos clínicos, utilizados pela Unidade Sentinela, Hospital e Unidade de Saúde Prisional.
No entanto, o credenciamento de laboratórios locais, vai possibilitar ampliar a capacidade de testagem. Serão dois métodos distintos: o PCR, considerado o padrão-ouro no diagnóstico da COVID-19 e o mesmo utilizado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen); e a metodologia de imunofluorescencia, sendo este último com resultados em até 30 minutos, que permite agilidade na tomada de decisões.
O prefeito, José Carlos Amaral, esteve reunido com a enfermeira, Cassia Maya, responsável pela Unidade Sentinela, para tratar sobre esta nova forma de testagem, que tem previsão de início a partir do dia 04 de maio, bem como verificar a ampliação da testagem na corrente semana.
Ele ressalta que o Município quer, no mínimo, testar entre 10 e até 40 pessoas por semana, de acordo com a indicação da Unidade Sentinela. “Vamos aumentar exponencialmente a testagem para o coronavírus junto à população, entendendo que os resultados mais rápidos irão permitir agilidade na tomada de decisões, auxiliando diretamente no direcionamento do tratamento e prognóstico do paciente, além do controle da disseminação do COVID-19 no município”, avalia o prefeito.
Pelas dificuldades financeiras ou falta de insumos, praticamente todos os municípios, seguem a orientação do Ministério da Saúde e priorizam a testagem em pessoas internadas e naqueles que atuam na linha de frente, como médicos e enfermeiros.
O Município de Três Passos testou até o momento 10 casos suspeitos, sendo os resultados todos negativos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp