02/04/2020 às 15h54min - Atualizada em 02/04/2020 às 15h54min

Medidas Enérgicas serão adotadas pela Prefeitura de Três Passos no combate à DENGUE e ao ZIKA VÍRUS

Fotos: Prefeitura Três Passos/RS

Em reunião extraordinária na manhã desta quinta-feira, dia 02 de abril, o prefeito Municipal José Carlos Amaral, reuniu o grupo de crise organizado para tratar de medidas urgentes contra a dengue e zika vírus no município de Três Passos.
Devido à gravidade da situação, pela evolução epidemiológica dos casos de dengue em Três Passos e do registro do primeiro caso de zika vírus, o prefeito deve estar decretando estado emergência nas próximas horas.Das medidas a serem adotadas para combater a dengue, estão:

- Mutirão de limpeza assistido: O agente de saúde irá na casa do munícipe, vai verificar o pátio e analisar o que deve ser descartado. Neste momento, o próprio morador vai levar, até o caminhão, o lixo a ser descartado. Portanto, munícipe, não coloque lixo em frente à sua casa. Quem vai fazer a inspeção será o agente de saúde.

- Fumacê: aplicação do produto nas bocas de lobos e no perímetro dos bairros com incidências de casos de dengue e/ou zika vírus. Dos cuidados: recolher os animais de estimação, virar os potes de água dos mesmos. Deixar uma fresta de uma janela ou porta aberta, propiciando que o produto entre. De preferência deixar os ralos fechados. Estas duas ações serão iniciadas pelos seguintes bairros:
  Pindorama e Glória – dia 03/04/2020
  Santa Inês – dia 08/04/2020
  Padre Gonzales – dia 13/04/2020

- O prefeito explica que a Lei nº 5.459/2019, que, inclusive, prevê multa para quem descumprir, será aplicada com todo o rigor. “Para estas medidas serem eficazes, toda a população vai ter que ser obrigada a contribuir, fazendo a sua parte”, acrescentando que “são medidas antipáticas, mas que precisam ser tomadas para conseguirmos vencer mais esta guerra, onde a população é o principal soldado”, afirmou ele.
A Secretaria Municipal de Saúde convoca a todos os moradores que recebam a equipe de Agentes de Endemias e Agentes de Saúde para que as ações sejam efetivas, eliminando assim, os criadouros e conseguindo estancar a crescente da curva da dengue no nosso município.

- Central de Monitoramento: Outra medida, é a Central de Monitoramento da Dengue, um local onde a Secretaria de Saúde vai receber as reclamações, denúncias, bem como, haverá um mapa da cidade com os pontos críticos e com os casos positivos de dengue e zika.
O objetivo, é melhorar o monitoramento em tempo real, ajudando assim nas definições das ações emergenciais e das necessidades. Ainda, esta Central terá um canal direto com os meios de comunicação para repassar a real situação e as ações realizadas pelo poder público.


Prefeitura Três Passos/RS
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp