Mais dois casos de coronavírus foram confirmados, na noite desta quarta-feira, pela secretária estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann. As ocorrências, atestadas em Caxias do Sul e Porto Alegre, elevaram o total para quatro em cidades gaúchas. Um homem de 42 anos, residente em Caxias do Sul, e uma jovem de 19, de Porto Alegre, tiveram exames confirmados para Covid-19, pneumonia surgida em dezembro, na China.
Os resultados, emitidos no fim do dia pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/RS), confirmaram o primeiro infectado na cidade serrana e o segundo na Capital, onde uma mulher de 54 anos já era mantida em isolamento. Campo Bom, no Vale do Sinos, registrou o primeiro caso confirmado do Rio Grande do Sul, um homem de 60 anos, ainda na manhã dessa terça-feira.
Os quatro infectados retornaram de visitas à Itália, o segundo país com o maior número de casos e mortes atribuídas à Covid-19, até o momento. Todos tiveram quadro leve de sintomas e foram postos em isolamento domiciliar. Não há relação entre nenhum dos casos, até o momento.
Até o início da noite de hoje, o País tinha 68 casos confirmados da doença, nenhum deles evoluindo para óbito. O Ministério da Saúde listou, oficialmente, 52 situações, à tarde, mas o Hospital Albert Einstein relatou mais 16, em São Paulo. Com o terceiro e o quarto casos do Rio Grande do Sul, e a confirmação de mais um paciente infectado na Bahia, o total subiu para pelo menos 71.
De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que podem prevenir o contágio pelo coronavírus, para o qual ainda não existe vacina:
• lavar as mãos com água e sabão ou, então, usar álcool gel
• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir
• evitar aglomerações se estiver doente
• manter os ambientes bem ventilados
• não compartilhar objetos pessoais.