11/01/2017 às 08h46min - Atualizada em 11/01/2017 às 08h46min

Três Passos buscas alternativas para iniciar atendimentos na UPA

Na última semana, o Ministério da Saúde publicou uma portaria que garante uma pequena flexibilização para o funcionamento de UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) no país. A intenção do governo federal é facilitar a abertura de 165 unidades que estão concluídas, mas não prestam atendimento à população – 12 delas no Rio Grande do Sul, incluindo a UPA de Três Passos.
 As novas regras, publicadas pelo Ministério da Saúde, permitem que cada prefeitura escolha um entre oito modelos de operação para as unidades. Para a forma mais enxuta de operação, o ministério passa a exigir apenas dois médicos, um durante o dia e outro à noite, e não mais quatro profissionais como na ideia original. Há, contudo, um número mínimo de 2.250 atendimentos a ser alcançados por mês.
 Na Famurs (Federação das Associações de Municípios do RS), a medida do ministério foi recebida como “pequeno avanço”. Já no ano passado a entidade havia pedido ao governo que permitisse aos prefeitos adequar o funcionamento das UPAs à realidade de cada município, podendo inclusive ser usada como unidade básica ou centro de referência. A pretensão é tornar maleável a exigência de abertura 24 horas, sobretudo nas cidades em que há hospitais em regime de plantão, como é o caso de Três Passos.
 Proposta de Três Passos é alternativa ao que o governo propõe
A administração municipal de Três Passos encaminhou ao Ministério da Saúde, no mês de dezembro, uma proposta alternativa para que a UPA possa estar em funcionamento. Para tanto, o município está requerendo a doação do prédio, mobiliário e equipamentos para a instalação de serviços complementares de atenção básica.
 O município propõe tornar o prédio da UPA em um centro de especialidades, com a instalação de um núcleo de suporte para outras sete equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF); instalar uma equipe da ESF, com segundo médico e segunda enfermeira, que também servirá como unidade de referência para manejo de pacientes com dengue; instalar um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF); implantar uma central de atendimentos de especialidades ginecológicas; implantar uma central de atendimentos de especialidades pediátricas (Clínica Carrossel); instalar um centro de atendimento de média complexidade em odontologia; instalar uma central de esterilização; instalar um centro de referência para o Programa Melhor em Casa; implantar um centro de referência para campanha de doação de sangue junto ao hemocentro; implantar estrutura adequada para a alocação da base do SAMU.
 Pela proposta da prefeitura de Três Passos, a estrutura terá funcionamento de 12 horas diárias, das 7h às 19 horas, de segunda a sexta-feira, sendo referência nos casos de ponto facultativo e férias de profissionais da atenção básica.
 No início de fevereiro, o vice-prefeito, Jorge Dickel, deverá se reunir com representantes do Ministério da Saúde, em Brasília, para reforçar o pedido já realizado e tentar agilizar os trâmites para que esta solução seja de fato consolidada.
 
Na região Noroeste, além de Três Passos, os municípios de Frederico Westphalen, Ijuí e Santo Ângelo, também estão com unidades prontas, mas fechadas.
 Fonte:Rádio Alto Uruguai
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp