05/03/2020 às 09h47min - Atualizada em 05/03/2020 às 09h47min

Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão será inaugurado nesta sexta-feira em Três Passos

Em Janeiro deste ano, o Ministério da Saúde aprovou a readequação da rede física do estabelecimento, originalmente pactuado como UPA, para Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC/SUS) em Três Passos. Em 2017, a Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul -  FAMURS, mobilizou os municípios que estavam com UPA’s fechadas, porém prontas, para pressionar o Ministério da Saúde, a editar uma Portaria que flexibilizasse a utilização da estrutura, tendo como prerrogativa a insuficiência de recursos para o financiamento dos serviços. A partir de então, foi criado um Grupo de Trabalho para tratar da demanda, sendo o município pioneiro na construção de um projeto para utilização desta estrutura.

O movimento encampado no RS obteve resultados positivos, quando, em 2018, o Ministério da Saúde publicou a Portaria, que regulamentou o Decreto. A administração de Três Passos fez as adequações necessárias no projeto, de acordo com o documento, e submeteu à aprovação do Conselho Municipal de Saúde, da Comissão Técnica da Comissão Intergestora Regional e da Comissão Intergestora Bipartite no Estado, o qual foi aprovado em ambas às instâncias.

A partir de agora, “nasce um serviço qualificado de saúde com capacidade de atender ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) do município, de forma integral, resolutiva e contínua”. O modelo de funcionamento do CIAC/SUS vai integrar uma Estratégia de Saúde da Família (ESF), o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), a Farmácia Básica, a Central de Imunizações e o Programa Conduz Vida que trata do transporte sanitário de pacientes.

A inauguração do serviço ocorre nesta sexta-feira, 06 de Março, em solenidade oficial marcada pra as 19h


Sobre esse assunto, o Prefeito de Três Passos, José Carlos Amaral, vai participar de entrevista nesta sexta-feira (06/03), no Programa Rádio Atividade da Difusora AM1350, às 08h40min.

ACOMPANHE!!

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp