Os vereadores da Câmara Municipal de Três Passos estiveram reunidos nesta sexta-feira (17), com o administrador do Presídio Estadual de Três Passos, Claudiomiro Costa, para debaterem sobre a rede de esgoto e infraestrutura do mesmo.
A rede de tratamento de esgoto do presidio é um problema recorrente, que causa transtornos para os moradores do entorno, devido ao mau cheiro oriundo do mesmo. Os moradores já encaminharam um abaixo assinado solicitando as devidas providências. Na Secretaria do Meio Ambiente, existe um processo administrativo, sendo que o presídio já foi notificado para que houvesse a suspensão do lançamento de esgoto na rede fluvial. Segundo o administrador Claudiomiro, a solução seria a reativação da usina de tratamento de esgoto, a qual depende de autorização da SUSEPE (Superintendência de Serviços Penitenciários).
Outra demanda discutida na reunião, foi a superlotação da casa prisional, a qual necessita de ampliação e reforma estrutural, ou até mesmo, a construção de um novo presídio. Segundo informações do site da Susepe, com dados de novembro de 2019, o presídio tem capacidade de engenharia para 114 presos e população carcerária de 265 detentos.
Os vereadores do município, juntamente com o administrador do presídio, estarão reunidos em audiência em Porto Alegre, na próxima semana, na sede da superintendência, para debaterem estas demandas da penitenciária, na busca da melhor solução para os problemas apresentados.
Assessoria de Imprensa - Câmara de Vereadores de Três Passos