30/09/2019 às 08h01min - Atualizada em 30/09/2019 às 08h01min
UNIMED NOROESTE/RS ALCANÇA PRIMEIRA FAIXA EM AVALIAÇÃO DA AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Unimed
Os resultados mais recentes do Programa de Qualificação das Operadoras 2018, desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), colocam a Unimed Noroeste/RS na primeira faixa de classificação. A cooperativa obteve o índice de 0,8088 (referente ao ano-base 2017), superior inclusive a média geral do setor de 0,7295. O Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) avaliou 858 operadoras de todo o País que atenderam os requisitos.
Nesta avaliação foram adotados novos critérios como forma de estimular o setor à adoção das melhores práticas. O Programa de Qualificação das Operadoras conta agora com 29 indicadores, distribuídos em quatro dimensões – Qualidade de Atenção à Saúde, Garantia de Acesso, Sustentabilidade no Mercado e Gestão de Processos e Regulação. Destaca-se ainda a valorização do Programa de Acreditação das Operadoras, atribuindo até 0,15 no IDSS para as empresas acreditadas como a Unimed Noroeste/RS.
A avaliação estabelece a cooperação entre empresas do setor, estimulando a disseminação de dados de forma transparente e a ampliação da concorrência. Na atual etapa, o IDSS passou a utilizar o sistema de Troca de Informações na Saúde Suplementar (TISS), um padrão de trocas eletrônicas de dados. “A utilização do Padrão TISS possibilitou a ampliação do escopo do Programa, permitindo a introdução de novos indicadores ou de ajustes de outros, obtendo, assim, a melhor avaliação do desempenho das operadoras, em particular, em seus aspectos assistenciais”, destaca Rodrigo Aguiar, diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS.
Para o presidente do Conselho de Administração, médico Reimar Bock, o desempenho da Unimed Noroeste/RS evidencia as estratégias de gestão em busca da sustentabilidade do negócio, da qualidade de serviços e da regularidade de atuação. “Cada vez mais a ANS estabelece padrões de referência focados na atenção à saúde e na entrega de serviços de qualidade aos beneficiários”, aponta. No IDSS 2016 (ano-base 2016), a cooperativa apresentava o índice 0,7564.