19/09/2019 às 09h19min - Atualizada em 19/09/2019 às 09h19min

Vacinas DTP e Pentavalente estão em falta na região

19ª Coordenadoria Regional da Saúde reforça que as doses são enviadas pelo Governo Estadual e a previsão é de que novo lote seja enviado em outubro

Jornal Folha do Noroeste

Duas vacinas estão em falta no banco imunológico da 19ª Coordenadoria Regional da Saúde: a Pentavalente e DTP.
A Administração Municipal de Frederico Westphalen enviou um comunicado afirmando em que os postos de saúde do município “estão enfrentando um desabastecimento da vacina pentavalente”. O lote com as doses de imunização foi barrado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pois foi reprovada ao passar pelo controle de qualidade. Em julho, houve o recolhimento para os testes e, posteriormente, foram reprovadas. O município de Três Passos também passa pela a mesma situação.
De acordo com a responsável pelo setor de Imunizações da 19ª Coordenadoria Regional da Saúde (CRS), Ana Cláudia Lanzoni, em agostou foi enviado uma quantidade muito pequena da vacina, que não foi suficiente para suprir a demanda. Já neste mês de setembro, até o momento, a coordenadoria não recebeu nenhum lote com a dose.
A previsão é de que em outubro haja uma nova entrega da vacina, porém, ainda de acordo com a responsável pelo setor de Imunizações da 19ª CRS, as doses são enviadas pelo Ministério da Saúde, que são repassadas, na sequência ao Estado, e às Coordenadorias, por isso há a demora no envio.
– Pedimos às famílias que aguardem pois, assim que chegarem as vacinas, colocaremos os calendários de vacinação em dia. Nesse período, que não houver a imunização, os pais que assim preferirem, devem evitar sair em locais com muita aglomeração de pessoas, para não expor as crianças a qualquer tipo de vírus. Aqueles que não quiserem aguardar, podem buscar a vacina na rede privada – frisou.
A vacina pentavalente é aplicada em crianças recém-nascidas e previne a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria haemophilus influenza tipo b (responsável por infecções no nariz, meninge e na garganta).
Ainda de acordo com a profissional da saúde, também está em falta a vacina DTP, o qual previne a difteria, tétano, coqueluche e tem como finalidade reforçar a vacina pentavalente. Ao contrário da vacina pentavalente, não há previsão de que a DTP seja enviada às coordenadorias novamente.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp