05/09/2019 às 08h19min - Atualizada em 05/09/2019 às 08h19min

Município desenvolve ações do Setembro Amarelo

Assessoria Prefeitura Municipal de Três Passos
Alguns temas ainda fazem parte de um tabu na sociedade brasileira. Suicídio é um deles. O Setembro Amarelo é um mês inteiro dedicado à prevenção ao suicídio.
Neste sentido, a Prefeitura Municipal de Três Passos, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Câmara Municipal de Vereadores estão engajados nesta campanha.
O Setembro Amarelo no Município de Três Passos foi instituído pela Lei Municipal nº 5.493 de 27 de agosto de 2019, com o objetivo de alertar e promover o debate sobre o suicídio, contribuir para a redução dos casos de suicídio no município e estabelecer diretrizes para o desenvolvimento de ações integradas.
Neste ano, com o lema “O melhor da vida é viver”, em Três Passos, o objetivo do Setembro Amarelo é capacitar os Agentes Comunitários de Saúde e conselheiros de saúde, que realizam as visitas domiciliares e acompanham as ações nas comunidades, para que possam melhor orientar as famílias na identificação dos riscos para o suicídio e com isso otimizar os encaminhamentos e tratamentos.
Para isso, está agendada uma capacitação no dia 11 de setembro, na UNIJUI, no turno da tarde, com o Dr. Antonio Carlos Belinazo, médico psiquiatra, que também atende os pacientes. Ainda, estarão ministrando a capacitação, a equipe do CAPS que atende os pacientes a nível ambulatorial, domiciliar e terapias de grupo; e a equipe do Hospital, que atende os pacientes nas internações.
Conforme explica a secretária Municipal de Saúde, Maria Adelaide Hertz, a pessoa que apresenta algum sintoma relacionado ao sofrimento mental, deve procurar um profissional de saúde para assim iniciar o seu tratamento. “Muitas vezes uma conversa com um amigo ou profissional de saúde ajuda muito a pessoa e encontrar um alento para o seu sofrimento, bem como, um caminho para o seu tratamento”, explica ela.
Também o Centro de Valorização da Vida pode ser acionado pelo telefone, 188, onde a pessoa será atendida gratuitamente para a escuta e orientações.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp