O número de pessoas mortas por gripe no Rio Grande do Sul em 2019 chegou a 24, conforme boletim semanal da Secretaria Estadual da Saúde, com dados compilados até o último sábado (27). O levantamento aponta três vítimas a mais que o da semana anterior.
As cidades que registraram mortes por gripe foram: Dois Irmãos, São Francisco de Paula, São Leopoldo, Sapiranga, Três Coroas (2), Barra do Ribeiro, Guaíba, Porto Alegre (3), Capão do Leão, São Lourenço do Sul, Santa Maria, Gramado, Pinhal da Serra, Passo Fundo, Alegrete, São Gabriel, Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga, Santa Rosa, Panambi e Tramandaí (veja o detalhamento abaixo).
Do total de mortes por gripe, 18 foram provocadas por Influenza A (H1N1), outras cinco foram por Influenza A H3N2, e um único caso por Influenza B.
Setenta e seis pessoas morreram por gripe no mesmo período do ano passado. Isso representa uma redução de 68,4% em comparação com esse ano.
A maior parte das vítimas tinha mais de 50 anos, mas houve a morte de dois bebês, um era menor de seis meses, e o outro tinha entre seis e onze meses. A maioria das pessoas que morreram por gripe apresentavam pelo menos um fator de risco (83%).