04/04/2019 às 09h20min - Atualizada em 04/04/2019 às 09h20min

Comissão de Saúde aprova audiência pública sobre o uso da farinha de arroz

Foto: Guerreiro
A utilização da farinha de arroz e seus derivados e a possibilidade de incluí-la na merenda escolar da rede estadual serão temas de audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa. A proposição, de iniciativa da presidente da comissão, deputada Zilá Breitenbach (PSDB), foi aprovada em reunião ordinária, nesta manhã (3). Serão convidados a participar do debate as secretarias estaduais de Saúde, de Educação e de Agricultura, o Conselho Estadual de Saúde, a Vigilância Sanitária e a Famurs, entre outras entidades e órgãos públicos.

Na semana passada, a diretora da Associação dos Arrozeiros do Litoral Norte, Lívia Carvalho, esteve na comissão, a convite do deputado Gabriel Souza (MDB), que é autor de projeto de lei para inserir a farinha de arroz na merenda escolar. Ela apresentou aos parlamentares publicação sobre os benefícios do alimento à saúde e receitas culinárias típicas do Litoral Norte gaúcho.

Outros dois requerimentos que constavam na Ordem do Dia da reunião ordinária foram retirados pelos proponentes.

Durante a reunião, o deputado Valdeci Oliveira (PT) informou ter participado do lançamento de frente em defesa do SUS, representando a Comissão de Saúde, e entregou à secretaria da comissão cópia de manifesto proposto na ocasião. Também voltou a falar sobre o Hospital Regional de Santa Maria, tema que o aflige há vários anos e que, segundo ele, irá abordar em todas as reuniões da comissão até que o hospital esteja em funcionamento. Disse esperar que a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, explique a situação do hospital quando vier à comissão em atenção a pedido da deputada Zilá Breitenbach. Segundo Zilá, o encontro com a secretária na comissão deverá ser agendado para o dia 10 ou 17 de abril.

Zilá informou aos parlamentares a situação do Hospital Público Regional de Palmeira das Missões. Disse que já foi licitado e está em andamento a sua construção, conforme relato da secretária de Saúde.   

Estiveram na reunião ordinária desta manhã, além da presidente, Zilá Breitenbach, os deputados Dr. Thiago Duarte (DEM), vice-presidente, Edegar Pretto (PT), Valdeci Oliveira (PT), Gerson Burmann (PDT), Silvana Covatti (PP), Kelly Moraes (PTB), Gabriel Souza (MDB), Franciane Bayer (PSB), Paparico Bacchi (PR), Vilmar Lourenço (PSL) e Neri, o Carteiro (Solidariedade).

Agência de Notícias ALRS.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp