O HPV é um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas através de relação sexual sem preservativo. Uma estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que 290 milhões de mulheres no mundo têm a doença, sendo 70% infectadas pelos tipos 16 e 18, que são de alto risco para o desenvolvimento do câncer do colo do útero. Por isso, a vacina contra HPV é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero, como explica a coordenadora substituta do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Ana Goretti.
“Na adolescência nós temos a vacina HPV, uma vacina que é fundamental para a preservação da saúde das mulheres brasileiras, por que é essa vacina que vai permitir com que a gente, no futuro, nós mulheres estejamos livres do câncer de colo de útero, uma doença que tem matado hoje mais de cinco mil mulheres em todo país e que é muito facilmente prevenível pela vacina do HPV”.
No Brasil, atualmente a vacina é oferecida gratuitamente pelos serviços de saúde pública para meninas de 9 a 14 anos. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais e doenças de difícil tratamento. Para saber mais , acesse saude.gov.br/hpv