06/09/2018 às 10h40min - Atualizada em 06/09/2018 às 10h40min

Secretaria do Ambiente altera dias de visitação ao Salto do Yucumã

Salto do Yucumã é um dos locais mais bonitos para visitação na região Noroeste do RS - Foto: Divulgação

A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) alterou os dias de funcionamento do Parque Estadual do Turvo, em Derrubadas. A partir da próxima semana, a Unidade de Conservação (UC) fica aberta para visitação de quinta a segunda-feira, das 8h às 18h, com intervalo das 12h às 13h.

De acordo com a diretora do Departamento de Biodiversidade, Liana Barbizan, a mudança atende a uma sugestão do conselho gestor. "Sentimos necessidade de fazer essa alteração a partir do diálogo com a sociedade, com o intuito de melhorar a visitação e o turismo nos dias e horários de maior visibilidade", destaca Liana. Antes, o Parque abria de quarta a domingo, fechando nas segundas e terças.

Essa novidade integra um leque de ações já realizadas pela Sema para garantir sua visibilidade e estimular o turismo na Região Noroeste. Considerado uma das maiores quedas d'água horizontais do mundo, o Salto do Yucumã possui 1,8 quilômetro de extensão. No entanto, a paisagem ficava submersa na maior parte do tempo, por conta da operação da Usina Foz do Chapecó.

Para resgatar esse ponto turístico, a Sema firmou acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA). A parceria resultou na publicação da Resolução nº 4 da ANA, que regra o funcionamento da usina e determina a visibilidade do Salto aos finais de semana. As condições de visibilidade do Yucumã também passaram a ser informadas semanalmente no site da secretaria. A resolução funcionou em formato de teste por 180 dias e, no dia 17 de julho, foi publicada a Resolução nº 49 e o acordo passou a valer em definitivo.

Outra novidade é o avanço do processo de instalação de bebedouros na área de visitação do Salto do Yucumã. Foi concedido pelo Departamento de Recursos Hídricos (DRH) da Sema, no dia 31 de agosto, a outorga que autoriza a captação de água subterrânea através de poço tubular. Conforme Liana, essa autorização é a garantia de que o poço está apto a funcionar. "Essa é uma das necessidades do parque e uma das reivindicações dos visitantes e do conselho", ressalta.

Os próximos passos serão a reforma dos banheiros e a instalação de painéis solares para a geração da energia que viabilizará o funcionamento dos bebedouros. Está sendo firmada ainda uma parceria com os municípios que integram o consórcio Rota do Yucumã para instalar lancheria no centro de visitação e melhorar a sinalização do Parque do Turvo. A meta é concluir as melhorias até o final do ano.

Além disso, será permitida a venda de artesanato, souvenirs e a realização de trilhas conduzidas por guias cadastrados com o intuito de promover a educação ambiental.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp