12/05/2018 às 08h38min - Atualizada em 12/05/2018 às 08h38min

Alimentos que ajudam os intolerantes a lactose a evitar a deficiência de cálcio

GaúchaZH
Intolerância à lactose é a incapacidade de absorver a lactose, carboidrato complexo presente no leite e em seus derivados. 
– A lactose é composta por uma molécula de glicose e outra de galactose. Nessa forma, nosso intestino não consegue absorver, pois é muito grande. Precisamos ter uma enzima, chamada lactase, que divide a lactose em dois – ilustra o gastroenterologista Paulo José Carvalho. 
Segundo o médico, como todos os mamíferos, os seres humanos nascem com a lactase. No entanto, ao crescerem, a taxa da enzima cai, se mantendo em um nível em que consegue absorver a lactose normalmente. 
– A intolerância é quando essa taxa cai demais e não se consegue absorver nem o mínimo necessário – completa. 
Os intolerantes, além do problema de absorção, podem ter sintomas como desconforto abdominal, diarreia e até constipação. Diferentemente da doença celíaca, o tratamento não se limita necessariamente à retirada de lácteos e derivados. Uma saída nesses casos é ingerir a enzima lactase antes de consumir lácteos. Ela pode ser utilizada sempre sem nenhum prejuízo à saúde. Outras opções são conhecer o teor de lactose dos alimentos (mesmo intolerantes suportam entre 10mg e 12mg de lactose por dia, equivalente a um copo de leite) e restringir ou evitar o consumo deles.
Quais os benefícios de cortar os lácteos? 
Para intolerantes, a retirada dos lácteos ou o uso da enzima lactase eliminam os sintomas de desconforto abdominal, diarreia e até constipação. Para a população em geral, não há benefício. 
– Usar a enzima se a pessoa a produz naturalmente é jogar dinheiro fora – critica Carvalho. 
O que cuidar? 
Intolerantes podem optar por retirar lácteos e derivados ou também utilizar a enzima da lactase antes de consumi-los. Para não prejudicar a saúde, a dica para quem corta esses produtos da alimentação é buscar os nutrientes, principalmente o cálcio, em fontes vegetais. Hoje, já existe no mercado uma grande variedade de leites e até de queijos vegetais – contudo, eles costumam ser bastante caros.
Outro cuidado que os intolerantes precisam ter diz respeito aos medicamentos: alguns deles utilizam a lactose em sua fórmula-base, portanto, é bom abrir o olho e ler a bula. Alguns adoçantes, como o aspartame, também têm a lactose na formulação.
– Ela é usada na indústria com frequência – aponta o médico gastrenterologista Carvalho.
Quem pode seguir? 
Pessoas que tenham intolerância à lactose.
Leite sem lactose
É o leite normal acrescido da enzima lactase. É bom lembrar que nenhum produto sem lactose é 100% livre desse carboidrato. Eles somente têm um teor menor de lactose. 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp