12/05/2018 às 08h27min - Atualizada em 12/05/2018 às 08h27min

Santa Maria tem 271 casos de toxoplasmose; 24 são gestantes

GaúchaZh
O número de casos de toxoplasmose em Santa Maria, na região central do Estado, subiu para 271, conforme dados divulgados pela prefeitura nesta sexta-feira (11). Desses, 24 são gestantes. Ao total, são 847 casos notificados na cidade, sendo 605 suspeitos — 230 permanecem em investigação. É o maior surto da doença no Rio Grande do Sul em número de pessoas infectadas.
O surto da doença na cidade foi confirmado em abril e as ocorrências de pessoas afetadas vêm aumentando. Em uma semana, cerca de 100 casos foram confirmados — na sexta-feira passada (4), o número de infectados era de 176.
O laudo de análise na água, realizado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), também foi divulgado nesta sexta. De acordo com os documentos, as amostras foram consideradas negativas quanto à presença do DNA Toxoplasma gondii, agente causador da doença. A Vigilância em Saúde do município explica, no entanto, que estes dados são considerados preliminares por serem referentes a um período específico – é necessário que eles sejam avaliados em conjunto com as demais investigações epidemiológicas que estão sendo feitas pelo município. Novos exames serão realizados.
Com o surto, autoridades de saúde passaram a recomendar que as mulheres do municípios evitem a gravidez até que o foco de contaminação seja identificado. Além disso, moradores devem evitar alimentos crus e mal passados e lavar bem alimentos crus, como legumes e verduras. Na tentativa de combater o problema, o município anunciou a abertura de um ambulatório para exames oftalmológicos de pacientes suspeitos ou portadores da doença, o credenciamento de laboratórios para a realização de exames, e a busca, junto ao Ministério da Saúde, para garantir mais medicamentos para tratar a doença.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp