29/03/2018 às 14h02min - Atualizada em 29/03/2018 às 14h02min

Intolerância à lactose e suas características

A lactose é um tipo de açúcar naturalmente presente no leite e na maioria dos seus derivados. Para digerir esse açúcar, o organismo utiliza a enzima lactase. Se a produção dessa enzima é insuficiente, ou mesmo ausente, a pessoa é considerada intolerante à lactose. Trata-se de uma patologia muito comum, que acompanha cerca de 70% dos adultos brasileiros e pode tanto ter origem genética quanto ser desenvolvida ao longo do processo de envelhecimento. Estes são os principais sinais manifestados pelo corpo para indicar um quadro de intolerância à lactose:
Diarreia ou prisão de ventre
O consumo de alimentos ricos em lactose sem que existam enzimas capazes de processá-la acarreta um grande desequilíbrio da flora intestinal. Tal desequilíbrio se manifesta de duas maneiras opostas: pode ocorrer diarreia (desde moderada até severa) ou prisão de ventre (também em graus variados).
Gases
A dificuldade para quebrar a lactose em um organismo intolerante faz com que ela chegue ainda não digerida ao intestino, onde começa a ser fermentada pelas bactérias naturais da flora intestinal. Esse processo de fermentação causa a produção excessiva de gases, que geram desconforto e podem se manter presos na região abdominal durante muitas horas após a ingestão do alimento lácteo.
Inchaço abdominal
A produção excessiva de gases em função da fermentação da lactose no intestino leva, por consequência, à ocorrência da distensão abdominal. O abdômen fica inchado e rígido, causando mal-estar e sensação de estufamento. Assim como os gases, o inchaço abdominal pode permanecer durante horas após o consumo do alimento lácteo.
Cólicas intestinais
O processo de fermentação da lactose não digerida desequilibra a flora intestinal que, em conjunto com o grande acúmulo de gases, provocam cólicas intestinais. As cólicas derivadas da intolerância à lactose costumam acarretar dores fortes e agudas, que debilitam a qualidade de vida do paciente. Podem ser reconhecidas por sua intensidade e reincidência, diferenciando de cólicas ocasionais derivadas de má digestão.
Vômitos e náuseas
Especialmente em crianças intolerantes à lactose, vômitos e náuseas são comuns após a ingestão de alimentos derivados do leite. Isso porque o sistema gastrointestinal infantil ainda é imaturo, e reage eliminando imediatamente as substâncias nocivas para evitar danos maiores. Em adultos intolerantes, também pode haver ocorrência de náuseas, mas o vômito já é menos comum.
Alteração nas fezes
A ação das bactérias intestinais durante o processo de fermentação estimula a produção de fezes com acidez mais alta do que o normal, que podem causar ardência ou mesmo dor ao evacuar. Essa acidez também pode mudar o odor das fezes, o que é mais um sinal indicativo de intolerância à lactose. É importante ressaltar que todos os desconfortos acima citados também podem decorrer de outros distúrbios gastrointestinais. Diante de qualquer um dos sintomas, procure avaliação médica para obter um diagnóstico preciso e iniciar um tratamento responsável.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp