O ato aconteceu no Hospital Conceição, em Porto Alegre, com a presença do ministro da Saúde, Ricardo Barros, do prefeito Municipal de Três Passos José Carlos Amaral, do presidente do Hospital de Caridade Lauro Borth, do vereador Flávio Habitzreiter, do médico Leandro Zambon e parlamentares, entre eles do deputado federal Jerônimo Goergen, o qual articulou para que o hospital trespassense fosse contemplado. Pelo programa, uma instituição credenciada ao Ministério da Saúde dará consultoria, fazendo um amplo diagnóstico, aplicará tecnologias de gestão e auxiliará o Caridade a se reestruturar como uma instituição hospitalar.
A diretoria e administração do Hospital de Caridade destaca a relevância desta ferramenta que vem auxiliar a casa de saúde fazendo um diagnóstico e analisando como um todo os procedimentos administrativos, possibilitando maiores condições, por exemplo, na busca de recursos financeiros.
Segundo o prefeito Municipal José Carlos, este é um trabalho de consultoria extremamente importante e providencial pois vai contribuir para rediscutir os rumos do hospital e a gestão. O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) trata-se de uma ferramenta de capacitação de recursos humanos e apoio ao desenvolvimento de técnicas e operações de gestão em saúde.