15/08/2023 às 10h15min - Atualizada em 15/08/2023 às 10h15min

10 alimentos ricos em selênio que ajudam a combater os radicais livres

Gaucha ZH
O selênio é um mineral essencial, que atua como um antioxidante no corpo humano. Ele ajuda a combater os radicais livres e protege as células contra danos oxidativos. A falta de selênio no organismo pode ter impactos negativos na saúde, incluindo comprometimento da função imunológica, disposição da tireoide, proteção antioxidante e outros processos metabólicos.
— O selênio contribui para um bom funcionamento da tireoide e pode ajudar a melhorar a saúde da glândula — explica Fabíola Espíndola, nutricionista da MedSculp.
Conheça 10 alimentos ricos em selênio para incluir na dieta:
Alimentos ricos em selênio
Castanha-do-Pará
É rica em ômega 3, magnésio e selênio. Estudos mostram que o consumo regular dessa oleaginosa ajuda a equilibrar os níveis de colesterol, prevenir diabetes, doenças cardíacas e melhorar a função cardiovascular.
Peixes
Os peixes são fonte de vitamina E e selênio, que favorecem a redução do estresse oxidativo e, consequentemente, as inflamações. Peixes como salmão, atum e sardinha também são ricos em proteínas, ácidos graxos e ômega 3, que tem propriedades anti-inflamatórias.
Brócolis
O brócolis é um alimento repleto de minerais essenciais, como ferro, selênio, magnésio, fósforo, cromo e potássio. Além disso, as fibras presentes nesse vegetal favorecem o funcionamento intestinal saudável e desempenham um papel importante na redução do colesterol LDL, enquanto ajudam na eliminação do estrogênio do organismo.
Frango
O frango é uma fonte natural de selênio, que ajuda a proteger as células do corpo contra danos causados pelos radicais livres. Além disso, é uma excelente fonte de proteína magra, essencial para a construção e reparação de tecidos musculares, enzimas e hormônios. Também contém vitaminas do complexo B, como niacina e vitamina B6, importantes para o metabolismo energético e saúde do sistema nervoso.
Gema de ovo
A gema de ovo é uma fonte de vitaminas lipossolúveis, como a vitamina A, vitamina D, vitamina E e vitamina K. Além disso, contém minerais como ferro, zinco e selênio. Fornece proteínas de alta qualidade e é muito benéfica para a saúde ocular. Também auxilia na absorção de cálcio, contribui para a saúde da pele e do cabelo e tem um papel importante na saúde cerebral.
— Nos ovos, podemos encontrar todos os aminoácidos essenciais de que o nosso organismo necessita para desempenhar as funções vitais, tais como: imunidade, transporte de nutrientes, fabricação de hormônios e produção de tecidos. As vitaminas e os minerais presentes também têm funções de regulação e equilíbrio no organismo — destaca a nutricionista Simone Abreu.
Sementes de linhaça
A semente de linhaça é uma rica fonte de ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, além de conter diversos minerais e vitaminas essenciais, como as vitaminas A, E, B1, B6, B12, minerais como fósforo, ferro, magnésio, sódio, cobre, zinco, manganês e selênio.
— Além disso, auxilia na redução de processos inflamatórios e previne dislipidemias e doenças cardiovasculares — acrescenta a nutricionista Adriana Cerchiari de Andrade.
Aveia
A aveia é ótima fonte de minerais como manganês, selênio e fósforo.
— Essa combinação de nutrientes é importante não só para a beleza da pele, como dos cabelos e das unhas. O selênio, por exemplo, é necessário para o metabolismo hormonal e atua em sistemas de defesa antioxidante — explica a nutricionista Daniela Medeiros.
Caranguejo
O caranguejo é uma excelente fonte de zinco e de outros nutrientes essenciais, como proteínas de alta qualidade, selênio, vitamina B12 e ômega 3. Os nutrientes desse fruto do mar, por agir no cérebro, auxiliam na diminuição do cansaço e da ansiedade. Ele também possui triptofano, que é uma substância precursora da serotonina.
Nozes
Embora não sejam tão ricas em selênio como as castanhas-do-pará, as nozes também fornecem uma quantidade significativa do mineral e ajudam a combater o estresse oxidativo e a inflamação. Incluir nozes na alimentação pode ser vantajoso para a saúde do coração, função cerebral, controle de peso e redução do risco de certas doenças crônicas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp