24/07/2023 às 16h56min - Atualizada em 24/07/2023 às 16h56min

Julho Verde alerta para o diagnóstico de Câncer de cabeça e pescoço

Aapecan
 O Julho Verde é o mês de conscientização da população ao Câncer de cabeça e pescoço. A campanha foi criada pela Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG), com o objetivo de conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce para a eficácia no tratamento. O dia 27 de julho foi a data escolhida como o Dia Mundial de Prevenção ao Câncer de cabeça e pescoço.
A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) se junta à campanha para incentivar a importância do diagnóstico precoce da doença e das medidas de prevenção. Nas 15 Unidades da instituição, 670 usuários diagnosticados com Câncer de cabeça e pescoço possuem cadastro ativo.
O tipo de Câncer consiste no aparecimento de tumores malignos nas regiões da boca, orofaringe, laringe (cordas vocais), nariz, seios nasais, nasofaringe, órbita, língua, pescoço e tireoide.
 Histórias na Aapecan
Na Unidade da Aapecan Ijuí, o usuário Gabriel Inocêncio Lopes Brasil, 54 anos, residente de São Borja, realiza o tratamento contra o Câncer de laringe no Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON) do Hospital HCI.
Ele relata que o primeiro sinal foi o aparecimento de um módulo no pescoço: “Quando apareceu o caroço eu já notei que tinha algo de errado e daí decidi consultar. Logo fomos encaminhados para Ijuí para fazer a biopsia e descobri que era Câncer. Foi muito importante ter ido consultar rapidamente, pois fez com que descobrisse a doença cedo”, comenta.
Durante o mês, a Associação promove ações educativas, como palestras e rodas de conversa, levando informações sobre a campanha, bem como os fatores de risco, formas de prevenção e principais exames para a busca do diagnóstico precoce. As ações podem ser agendadas na Unidade Ijuí, pelo telefone (55) 9.8153-0123.
Formas de prevenção da doença
Todos os tipos de cânceres são assintomáticos em sua fase inicial, mas quando detectados em seu início possuem grandes chances de sucesso no tratamento. No entanto, no Brasil, os dados referentes ao diagnóstico de Câncer de cabeça e pescoço, com exceção da tireoide, são alarmantes. Em média, 76% dos casos só são diagnosticados em estágio avançado, o que dificulta o tratamento, além de elevar a taxa de mortalidade.
De acordo com o médico oncologista do Oncocentro de Santa Maria, Dr. Carlos Roberto Felin, um dos principais fatores para o desenvolvimento do Câncer é o alcoolismo: “A sífilis e o HPV também são fatores que podem vir a desenvolver a doença”, alerta.
Entre as recomendações de prevenção ao Câncer estão a adesão a uma alimentação saudável, a prática de atividade física, evitar o cigarro e bebidas alcoólicas, manter-se dentro do peso ideal e realizar exames periódicos - conforme orientação médica.
Além disso, é importante alertar-se a manter uma boa higiene bucal, usar protetor solar e evitar exposição ao sol prolongada. É recomendado o uso de preservativo nas relações sexuais, inclusive na prática do sexo oral, e a vacinação do HPV para meninos de 11 a 14 anos e para meninas de 9 a 14 anos.
“Ao primeiro sinal de lesão, na boca por exemplo, deve ser procurado um dentista ou médico, clínico ou oncologista. O profissional irá realizar um exame para o diagnóstico preciso”, destaca Dr. Felin.
Segundo o Doutor, os primeiros sinais do Câncer são lesões, normalmente não são dolorosas de início, mas que devem ser investigadas. Ainda, pessoas que trabalham usando muito a voz, como professores ou locutores de rádio, podem desenvolver nódulos nas cordas vocais, por isso, devem redobrar os cuidados.

 
Incidência do Câncer de cabeça e pescoço

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp