A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde de Três Passos realizaram, no dia 09 de março, a XI Conferência Municipal de Saúde.
O evento aconteceu no Centro de Convivência Irmã Dulce e reuniu profissionais da saúde, representantes de instituições, entidades e da sociedade civil, para tratar de o tema "Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia”.
No pronunciamento da abertura do evento, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Lotário Schlindwein, ressaltou que o SUS é um patrimônio de toda a sociedade, conclamando a todos os profissionais e lideranças para darem o seu melhor. A secretária, Maria Helena Krumennauer, disse acreditar que o SUS pode se tornar um programa melhor, e isso começa pelo município, que é onde as coisas acontecem.
Já o vice-prefeito, Rodrigo Ipê, observou que todas as ideias da conferência são importantes para a formação do relatório que será levado ao estado. Por fim o prefeito, Arlei Tomazoni, disse ser fundamental discutir e propor diretrizes para o fortalecimento e aprimoramento dos serviços da Rede SUS local.
O tema da conferência foi ministrado pelo coordenador Técnico da Área de Saúde da FAMURS, Paulo Azeredo Filho, que destacou especialmente a demanda reprimida.
Após, foram discutidos os quatro eixos e elaboradas as propostas da área para os próximos quatro anos. Os eixos versaram sobre a realidade do país hoje e a que queremos ter, além do papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas, a garantia de direitos e a defesa do SUS.