06/02/2023 às 10h53min - Atualizada em 06/02/2023 às 10h53min

Escova de dente para bebê: os modelos que ajudam na higiene bucal

Terra.com.br
Os bons hábitos de higiene bucal devem começar logo cedo, desde o início da primeira infância. O ideal é que a higienização bucal comece assim que o primeiro dentinho nascer, geralmente entre 3 a 9 meses de vida. O critério de indicação de diferentes escovas para cada fase da vida leva em conta o tamanho e formato dos maxilares e dentes. Conforme a criança cresce, é preciso adaptar a escova para facilitar a higienização. Para saber qual é a melhor, é recomendado pedir ajuda ao dentista. Confira algumas orientações.
Entre 3 meses e 1 ano de idade - escova-mordedor
A primeira escova dental dos bebês deve ser uma espécie de mordedor. Ela deve ser usada a partir do momento que os bebês já tiverem coordenação motora suficiente para segurar objetos (aproximadamente 3 meses a 1 ano de idade). O mordedor ideal deve ser um estimulador neurossensorial com múltiplas funções como, por exemplo, estimular o desenvolvimento e percepção tátil, auditiva e visual dos bebês, facilitar a erupção dental e ajudar a acalmar os bebês.
A partir da erupção dental até 6 anos de idade - escova infantil
Em conjunto com o mordedor-escova as escovas infantis são indicadas logo após a erupção dos primeiros dentes decíduos (entre 5 e 9 meses de vida) até o início da erupção dos dentes permanentes (entre 5 ou 6 anos de idade). Estas escovas devem apresentar características específicas, como a presença de uma cabeça pequena e anatômica; cerdas arredondadas, polidas e ultramacias e um cabo com textura macia, que se adapte facilmente às mãos. As escovas infantis devem ser um verdadeiro objeto de desejo, para que as crianças aceitem e realizem a higiene oral de uma forma divertida.
Entre 7 e 14 anos de idade – escova juvenil
A escova deve ter uma cabeça pequena, porém, com um formato mais oval para proteger ainda mais as gengivas e bochechas durante a escovação. As gengivas nesta faixa etária são um pouco mais resistentes. Assim, pela rapidez com que os adolescentes escovam os dentes, pode-se usar cerdas ligeiramente mais rígidas para melhorar a eficiência, porém, sem machucar as gengivas.
A partir dos 15 anos de idade - escova adulto
As escovas para adultos podem ter basicamente dois diferentes tamanhos de cabeça de acordo com o tamanho dos arcos dentais. Uma escova com tamanho de cabeça pequena e outra com a cabeça super pequena. Escovas com cabeças grandes e até mesmo médias não são indicadas, pois tornam o ato da escovação desconfortável e praticamente impossível em áreas de difícil acesso. Nesta fase, a escolha de uma escova com cerdas ultramacias é indicada para não machucar as gengivas. Escovas com mais de cinco mil cerdas ultramacias e com diâmetro reduzido das cerdas - apenas 0,10mm - alcançam regiões de difícil higienização e região dos sulcos gengivais - margem de contorno dos dentes.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp