02/08/2017 às 09h57min - Atualizada em 02/08/2017 às 09h57min

85 anos do Colégio Ipiranga de Três Passos: Deputada Estadual Zilá Breitenbach presta homenagem na Assembleia Legislativa

Durante espaço do Grande Expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do RS, desta terça-feira (01), a deputada Zilá Breitenbach (PSDB), prestou homenagem aos 85 anos do Colégio Ipiranga, de Três Passos. Comemorada em 18 de junho deste ano, a data é bastante significativa devido a história do educandário, que faz parte da história do município e é uma referência na região Celeiro.

HISTÓRIA

 

Zilá resgatou a história do Colégio, desde 1929, quando Três Passos ainda era distrito, e um grupo de pessoas que já pensava no futuro criou a Sociedade Escolar Sete de Setembro. Lembrou que em 1932, formou-se a Comunidade Evangélica Alemã, incorporando a Sociedade Escolar Sete de Setembro, sendo denominada de Escola Evangélica. Então no dia 18 de junho do mesmo ano teve início a contagem de existência do Colégio Ipiranga.
Ex-prefeita de Três Passos, Zilá lembrou das dificuldades que o Colégio Ipiranga enfrentou durante estes 85 anos, citando o Decreto de Nacionalização do Ensino na época em que o país foi governador por Getúlio Vargas e a Segunda Guerra Mundial, quando os alemães e seus descendentes passaram a ser vistos com desconfiança. Como consequência, a escola enfrentou severa fiscalização e a comunidade não encontrou alternativa senão suspender, temporariamente, suas atividades. Em 1945, as atividades do estabelecimento foram retomadas. E a então Escola Evangélica Ipiranga, passou a atuar em favor do desenvolvimento da uma comunidade trespassense, que acabara de conquistar a sua emancipação político-administrativa, em dezembro de 1944.

HOMENAGENS
Além do resgate histórico, homenageando todos que estudaram no Colégio Ipiranga e que hoje prestam serviços na região, Estado, país, contribuindo para o desenvolvimento do Brasil, a deputada citou os ex-alunos: Hugo Carlos Scheuermann, que desde 2011 é Ministro do Tribunal Superior do Trabalho; Alcides Debus, empresário, líder empreendedor e CEO da Rabusch, que hoje conta com 41 lojas, 27 franquias e cerca de 130 lojas multimarcas que também vendem a marca; e o jornalista da Rede Globo, Marcos Losekann, que morou em Três Passos na adolescência e que, por 13 anos, foi correspondente internacional, em Israel e Londres e cobriu guerras, eleições e diversos outros acontecimentos de relevância internacional.
“Pode-se perceber que Três Passos faz parte da história do Colégio Ipiranga, assim como o colégio faz parte da história do município e toda a região”, enfatizou Zilá, que destacou o empenho da direção, funcionários e professores, que trabalham focados nas pessoas, ensinando, desde o maternal, que cada indivíduo tem uma identidade e que é preciso entender e aprender que pertencemos a um grupo social.
Ao final, apontou que toda história e projetos pedagógicos citados: como o Musidança e o Dia de Conversação, refletem-se no aprendizado dos alunos, parabenizando os seis alunos se classificaram para a 2ª Fase da 13ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas deste ano.
“Parabéns ao Colégio Ipiranga pelos 85 anos formando cidadãos conscientes de sua capacidade em desenvolver nossa Três Passos, a região Celeiro, o nosso Estado, enfim, a comunidade onde estão inseridos!”, concluiu.

MEDALHA
Ao final do grande expediente, a deputada Zilá Breitenbach entregou ao diretor do Colégio Ipiranga, Nelson Weber e demais representantes da comunidade escolar, a Medalha da 54ª Legislatura, como reconhecimento dos trabalhos prestados em prol da educação e do desenvolvimento de Três Passos e região.

APARTES
As bancadas também somaram-se a homenagem, sendo que em apartes, manifestaram-se os deputados: Lucas Redecker (PSDB), Tarcísio Zimmermann (PT), Elton Weber (PSB), Gérson Burmann (PDT), Missionário Volnei (PR), Marcel van Hatten (PP), Juliano Roso (PCdoB) e Aloísio Classmann (PTB).

PRESENÇAS
O diretor do Colégio Ipiranga, Nelson Weber; a coordenadora pedagógica do Colégio Ipiranga, Fátima Bavaresco; o coordenador estadual da 21ª Coordenadoria Estadual de Educação Clóvis Machado, a vice-coordenadora, Lurdes Dresch, o presidente do Conselho Escolar, Fabrício Schardong, o vice-presidente da ACAMRECE ( Associação das câmaras de Vereadores da Região Celeiro) e vereador de Três Passos, Nader Ali Umar; as estudantes: Emanuela Cardoso e Vitória Lampert, presidente e vice-presidente do Grêmio Estudantil, e Yasmin Umar, representando os alunos do ensino fundamental, todas do Colégio Ipiranga; vieram de Três Passos para acompanhar a homenagem, que contou também com a presença do representante da presidência da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, pastor Romeu Martini; do diretor executivo da rede Sinodal de Educação, Rubem Werner Goldmeyer; do diretor executivo da Instituição Sinodal de Assistência, Educação e Cultura, Bolco Hoppe, e a representante do governo do RS, Raquel Padilha. Tabem estiveram presentes o coordenador da 21ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Clovis Baraldi Machado, e da coordenadora adjunta, Lurdes Dresch, além de integrantes da comunidade escolar luterana.

 

 

 

 Assessoria Deputada Zilá Breitenbach

 

 

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp