09/11/2022 às 14h25min - Atualizada em 09/11/2022 às 14h25min

Rede de Farmácias São João atende mais de 500 pessoas durante Trilha da Saúde para alertar sobre cuidados com o coração

Assessoria de Imprensa Rede de Farmácias São João
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte da população brasileira e mundial. Cerca de 14 milhões de pessoas têm alguma doença cardiovascular e, pelo menos, 400 mil mortes ocorrem por ano no Brasil, em decorrência dessas enfermidades, de acordo com o Ministério da Saúde. Para alertar sobre o tema, a Rede de Farmácias São João, em parceria com a farmacêutica Medley, promoveu uma nova edição da Trilha da Saúde. O foco foi os cuidados com o coração e mais de 500 pessoas foram atendidas durante a ação no último domingo (06), no Parque da Redenção, em Porto Alegre/RS.
Quem passeava pelo parque teve a oportunidade de receber orientações e fazer exames gratuitos como: aferição de pressão arterial, oximetria e exame de perfil lipídico (dosagem de colesterol e triglicerídeos). Os atendimentos foram realizados por uma equipe de farmacêuticos da São João, cardiologistas e nutricionistas do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, também parceiro da ação.
“O evento Trilha da Saúde oportuniza para a população serviços, exames e orientações de saúde que muitas pessoas não teriam acesso de forma fácil, rápida e sem custos. Na rotina atual, muitas pessoas não possuem tempo e em alguns casos condições financeiras para direcionar a esse tipo de demanda. Nossa missão como empresa se cumpre através dessas ações onde disponibilizamos acesso a serviços de saúde de qualidade e de forma gratuita, alertando a todos o quanto os hábitos preventivos são importantes para nossa qualidade de vida”, destaca a gerente de Suporte Técnico Farmacêutico, Nicole Fernandes de Lima.
As doenças do coração manifestam-se na vida adulta, na maioria dos casos, mas é na infância que o processo de aterosclerose inicia. Segundo o diretor científico da Sociedade Brasileira de Cardiologia e chefe do Serviço de Cardiologia do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Dr. Paulo Caramori, a pressão alta, o colesterol elevado e o excesso de açúcar no sangue são inimigos invisíveis.
“Por isso, manter uma dieta saudável, controlar o excesso de peso, praticar atividade física, não fumar e realizar consultas médicas periodicamente, pode fazer as pessoas viverem mais e melhor”, alerta o médico.
Para o engenheiro Artur Gustavo Slongo, que passeava pelo parque e aproveitou para fazer os exames, o cuidado com a saúde deve ser sempre prioridade.
 
“É muito bom participar de um evento aberto a todos, gratuito, com equipamentos de ponta e pessoal especializado para auxiliar a gente. Receber esse atendimento aqui, fazer exames em poucos minutos é algo simples, mas muito produtivo e que pode fazer a diferença na nossa vida”, ressalta Artur.
 
Principais sintomas das doenças cardiovasculares
 Muitas vezes não há sintomas da doença subjacente dos vasos sanguíneos. Conforme a Organização Pan-Americana da Saúde, um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral pode ser o primeiro aviso da doença subjacente. Os sintomas do ataque cardíaco incluem:
 
 ·   Dor ou desconforto no centro do peito;
·    Dor ou desconforto nos braços, ombro esquerdo, cotovelos, mandíbula ou costas.
 
Além disso, a pessoa pode ter dificuldade em respirar ou falta de ar; sensação de enjoo ou vômito; sensação de desmaio ou tontura; suor frio; e palidez. Mulheres são mais propensas a apresentar falta de ar, náuseas, vômitos e dores nas costas ou mandíbula.
O sintoma mais comum de um acidente vascular cerebral é uma súbita fraqueza da face e dos membros superiores e inferiores, mais frequentes em um lado do corpo. Entre os sintomas, estão:
·  Dormência na face, braços ou pernas, especialmente em um lado do corpo;
·  Confusão, dificuldade para falar ou para entender;
·  Dificuldade para enxergar com um ou ambos os olhos;
·  Dificuldade para andar, tontura, perda de equilíbrio ou coordenação;
·  Dor de cabeça intensa sem causa aparente; e
·   Desmaio ou inconsciência.
 
 As pessoas que apresentarem estes sintomas devem procurar imediatamente por assistência médica.
 
 
 Prevenção nas farmácias
 Alguns serviços que envolvem hábitos preventivos de saúde do coração são oferecidos permanentemente nos consultórios farmacêuticos das Farmácias São João. Os farmacêuticos, capacitados para aplicar um protocolo clínico, podem avaliar se o paciente tem chance de desenvolver algum problema cardiovascular numa projeção de 10 anos, indicando os riscos para o infarto e o AVC.
“Para chegar a estes dados são aplicados testes de colesterol, triglicerídeos, LDL e HDL. Ainda fazemos o exame de TSH para avaliar a função da tireoide e a análise corporal por bioimpedância, através de uma balança especial que faz uma avaliação da composição corporal, como: quantidade de líquido, músculo e gordura em cada parte do corpo”, explica o gerente de Serviços Farmacêuticos da Rede de Farmácias São João, Roberto Canquerini.
 
 Sobre a Medley
 
 Foi em 1996, época conhecida por haver importantes revoluções no sistema de saúde brasileiro, que Medley nasceu e se tornou uma das pioneiras na fabricação de medicamentos genéricos no país. Em 2009, fomos incorporados ao grupo Sanofi, presente no Brasil desde 1919 e, hoje, reconhecido como o maior grupo farmacêutico do mercado brasileiro e um dos maiores do mundo. Nossos medicamentos - sejam eles genéricos ou não - têm a mesma qualidade, pois seguimos padrões internacionais estabelecidos pela Sanofi e nacionais determinados pela ANVISA. A Medley tem como propósito promover o acesso à saúde aos brasileiros. Sua especialidade é desenvolver soluções de saúde voltados, principalmente, para cardiologia, saúde feminina, doenças do sistema nervoso central e gastroenterologia.
 
 Sobre a São João
 A Rede de Farmácias São João é a 4ª maior do varejo farmacêutico do Brasil e a maior da região Sul (RS, SC e PR). Atualmente a marca ultrapassa as 950 lojas, mais de 15 mil colaboradores e tem o compromisso “Cuidar da sua saúde é a nossa missão”.
 O atendimento conta com um aplicativo, o maior em número de lojas integradas na região Sul do Brasil, para oferecer mais comodidade ao cliente através do uso do celular. No APP da São João, além de todos os produtos disponíveis na Rede, tem as opções de compre e retire na loja, receba em casa, ofertas exclusivas e como encontrar a filial mais próxima.
 
O cliente também tem disponível informações sobre produtos, compras e promoções exclusivas através do site www.saojoaofarmacias.com.br.
 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp