09/08/2022 às 19h37min - Atualizada em 09/08/2022 às 19h37min

Confirmado o 1° caso de varíola dos macacos em Santo Ângelo

É o primeiro caso da doença registrado na região Noroeste

Confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde de Santo Ângelo o primeiro caso da varíola dos macacos no município. Trata-se também do primeiro caso registrado na região Noroeste. A confirmação se deu na manhã desta terça-feira (9) pelo Laboratório Central do Estado (Lacen-RS).

De acordo com informações do secretário Flávio Christensen, o paciente é um homem que teve histórico de viagem internacional recentemente. Ele está em isolamento domiciliar e sob monitoramento da equipe médica da Secretaria Municipal de Saúde desde a última sexta-feira (5). Os contactantes familiares também estão em observação, porém, não apresentaram sintomas da doença.

Nesta segunda-feira (8), o Brasil registrou 2.293 casos confirmados da varíola dos macacos, segundo dados do Ministério da Saúde. Há ainda outros 2.363 ocorrências suspeitas. O estado de São Paulo acumula o maior número de casos com 1.636 registros. No Rio Grande do Sul, atualização do governo do Estado no último sábado (6) apontava 20 casos de infecção pela doença em solo gaúcho.

A varíola dos macacos é transmitida por meio de fluidos corporais, contato com a pele e gotículas respiratórias. Entre os sintomas mais comuns estão febre, dores musculares, cansaço, linfonodos inchados e o aparecimento de erupções na pele.


 Gaúcha ZH


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp