25/02/2022 às 17h58min - Atualizada em 25/02/2022 às 17h58min

I Conferência de Saúde Mental foi realizada em Três Passos

A Secretaria Municipal de Saúde de Três Passos e o Conselho Municipal de Saúde promoveram nesta sexta-feira, dia 25 de fevereiro, a I Conferência Municipal de Saúde Mental.

Com o tema “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, o evento foi realizado no Auditório da Prefeitura.

Na abertura da Conferência, o prefeito Municipal, Arlei Tomazoni, destacou a importância de não apenas ter um corpo saudável, mas também de ter uma mente sã. “É preciso buscar o equilíbrio para se viver com qualidade de vida”, enfatizou.

A médica da ESF Centro, Dra. Aline Avila, palestrou sobre o tema do eixo principal da IV Conferência Estadual de Saúde Mental: “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado da saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”. Ela revisitou as conferências nacionais realizadas, destacando pontos importantes no passado e que influenciam o presente.

Após aconteceu a discussão dos 4 eixos orientadores: Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito à Cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

A conferência, inédita no município, contou com a participação de representantes dos usuários da saúde mental, trabalhadores em saúde mental e a Rede de Atenção Psicossocial.

 

 
Prefeitura de Três Passos

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp