O Rio Grande do Sul confirmou, pela terceira semana consecutiva, todas as 21 regiões Covid em alerta no Sistema 3As de Monitoramento da pandemia. A decisão saiu no fim da tarde desta quarta-feira, após reunião do Gabinete de Crise.
Conforme o governo do Estado, o alerta generalizado se baseia no somatório de uma série de indicadores que apresentaram piora, como o aumento das internações pediátricas em leitos clínicos e de alta complexidade, que atinge nesta semana o maior patamar desde o início da pandemia, e a média móvel de novos casos, que registrou um aumento de 18% no mesmo período. Além disso, o número de óbitos pela Covid-19 teve alta de 37,2%, nesta semana, em comparação com a anterior.
No mesmo recorte temporal, também houve crescimento de pacientes Covid em leitos de unidade de terapia intensiva, cuja média móvel dos últimos sete dias é de 681, entre suspeitos e confirmados para a doença. O número, segundo o Estado, é 11,8% superior ao da semana passada.
Contudo, a ocupação dos leitos clínicos se manteve em estabilidade nos últimos sete dias, em comparação com a semana anterior. De acordo com o Estado, a média móvel desse indicador, entre suspeitos e confirmados por coronavírus, é de 1.641.