06/06/2017 às 15h47min - Atualizada em 06/06/2017 às 15h47min

Situação das estradas do interior do município de Três Passos foi tema da Tribuna Popular na Câmara de Vereadores

No dia 05 de junho de 2017, foi realizada a sessão plenária semanal da Câmara de Vereadores de Três Passos. 
O Secretário Municipal de Transportes Cesar dos Santos usou o espaço da Tribuna Popular para falar sobre a situação das estradas do interior do município.
O grande volume de águas das chuvas danificou diversas estradas do interior do município e inviabiliza o trabalho de conserto das mesmas, sendo que no momento só é possível abrir as sarjetas, limpar bueiros e desaguadouros, e esse trabalho está sendo realizado até mesmo sob mau tempo.
Essa situação não é somente apresentada no nosso município, mas em pelos menos em outros 44 municípios que decretaram estado de emergência até o momento.
O Secretário esclareceu ainda que no período de inverno não haverá o alargamento das estradas.
Cesar enfatizou que diante desse cenário é imprescindível a conscientização e colaboração de todos, e fundamental que cada agricultor cuide e limpe as sarjetas, bueiros e desaguadouros das suas propriedades na medida do possível, pois tais medidas evitam prejuízos ainda maiores nas estradas.
 
O Gerente da Corsan Pedro Waldir Ames também utilizou o espaço da Tribuna Popular para falar sobre a atuação e planejamento da entidade em nosso município.
A Corsan trabalha de  19 a 20 horas por dia e nos dias de chuva chega a 24 horas;  são 9.553 residências abastecidas pela Corsan, 91 redes de esgoto, 69 ainda não ligadas; 12.959.000 litros água mês de abastecimento, sendo que há uma perda de 30% no município, considerada insignificante perante a média nacional que é de 45%; existe ainda 32.984 Km de fibra cimento; 98 Km de rede PVC já foram trocadas; 131 Km de rede geral de água; há 4 reservatórios ( 1 de 500m³, dois de 200m³e um de 250m³).
A Corsan se comprometeu a trocar 7% por ano da tubulação de fibra cimento por PVC, e está trocando uma média de 10%.
A Companhia vem enfrentando dificuldade no trabalho de abastecimento principalmente nos dias de chuva, com a estação de captação; vez que a mesma é muito próximo à barragem, assim sempre que chove é necessário desentupir barragem e limpar a captação de água.  Existe um projeto de nova estação de captação de água, com licitação aprovada, e solicita a ajuda dos vereadores para agilizar a concretização da realização do projeto de nova estação de captação, enviando ofício ao Governo do Estado.
Em relação ao saneamento básico, em outros municípios existe um fundo municipal de resíduos sólidos em que todo o valor arrecadado é investido na rede de esgoto, inclusive na compra de caminhões. O projeto já foi encaminhado pela Corsan a Prefeitura, mas enquanto não é possível adquirir um caminhão por este meio, Pedro pediu a colaboração dos Vereadores para enviar ofício para o Governo do Estado, com a finalidade de adquirir o veículo.
Por fim, solicitou ajuda para envio de ofício ao Governador do Estado para que a Corsan continue estatal, contra a sua privatização.
 
Seis projetos de lei deram entrada na Câmara de Vereadores e foram lidos na sessão, os quais dispõem sobre:
- A revogação da concessão de subsídio à Associação Missionária de Beneficência, em função do encerramento do convênio mantido com a Prefeitura.
- A contratação emergencial de dois auxiliares de serviços odontológicos para atuarem junto à Equipe de Saúde da Família e à Unidade de Saúde Prisional.
- A criação do Programa Municipal de Incentivo ao Florestamento em propriedades rurais, por meio do qual a Administração Municipal fornecerá até 1.500 mudas de eucalipto por ano, com subsídio de 50% do valor de sua aquisição.
- A criação do Programa municipal de incentivo aos serviços de análises de solo aos agricultores, por meio do qual a Prefeitura Municipal pagará 30% do valor de cada análise de solo.
- A inclusão da agência dos correios na lei municipal que prevê o rodízio de estacionamento, por 15 minutos, com faixa amarela e sinalização.
 
Estes projetos foram baixados para as Comissões Permanentes e poderão ser votados na próxima sessão.
 
O Parecer da CPI criada para investigar suposta falta de merenda escolar na Escola Municipal São José, do Bairro Frei Olímpio, também foi lido na sessão.
O Parecer contém o relatório, a análise e o voto do Relator, aprovado pelos demais membros da CPI, contendo a conclusão dos trabalhos da Comissão, no sentido de que não houve falta de merenda escolar na Escola Municipal São José.
 
Os vereadores Dorilda Sartori, Arlei Tomazoni, Maria Helena, Ido, Edivan, Rosani do Nascimento, Nader, Tocha, Alci Finatto, Vinicius e Flávio fizeram uso do espaço do Grande Expediente.
Confira os discursos dos vereadores acessando o site da Câmara: www.trespassos.rs.leg.br.
 
Foram solicitados os seguintes pedidos de providências e de informação à Administração Municipal:
- colocação de manta asfáltica no telhado do Ginásio Municipal de Esportes;
- instalação de uma lombada defronte ao Centro de Compras na Av. Costa e Silva;
- construção de um novo pontilhão na Linha Árvore Seca;
- colocação de quebra-molas na Av. José de Alencar, próximo à empresa Madeireira Larssen;
- para que a Administração Municipal atenda às reivindicações dos moradores dos Bairros Sulserra e Frei Olímpio, e dos Loteamentos Emancipar e Dona Vanda (antigo PAC 2), encaminhados na sessão descentralizada realizada no dia 29 de maio de 2017, no salão comunitário do Bairro Sulserra;
- relações do consumo de litros de combustível por máquina ou veículo e das horas extras pagas por servidor, dos anos de 2015 e 2016.
 
Audiência pública: para prestação de contas do Relatório de Gestão da Saúde, referente ao primeiro quadrimestre de 2017 (meses de janeiro a abril), com a presença da Secretária Municipal de Saúde Maria Adelaide Hertz, que falará sobre a execução orçamentária (receitas e despesas), bem como sobre os atendimentos prestados na área da saúde no referido período.
Será nesta quinta-feira, 8 de junho, às 16h30min.
Acompanhe você também esta audiência pública e fique por dentro de como está a gestão da saúde em nosso Município.

 
 
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp