A Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, está intensificando a busca ativa de não vacinados de influenza, frente ao elevado número de casos suspeitos de SRAG ocasionados pelo vírus Influenza.
Tendo em vista que o Rio Grande do Sul não atingiu a meta da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2021, vacinando apenas 78.8% do grupo alvo, e os surtos de influenza têm sido identificados em vários estados brasileiros, como Mato Grosso do Sul, Bahia, Amazonas, Espírito Santo e São Paulo, a Secretaria Municipal de Saúde de Três Passos, através do CEVS, está autorizada para continuar realizando a imunização contra a influenza nos primeiros meses de 2022.
Ou seja, caso você não tenha recebido a imunização contra esta infecção viral aguda, procure a sala de vacinas no CIAC/SUS, e receba a vacina. A influenza afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade.
O RS confirmou 13 casos de influenza A H3N2, no mês de dezembro (fora da sazonalidade do vírus). Sendo que casos de síndrome gripal e casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) necessitam hospitalização.