29/05/2017 às 15h42min - Atualizada em 29/05/2017 às 15h42min

Vacinação contra gripe é aberta para população em geral no Rio Grande do Sul, anuncia secretário

Sem atingir o percentual de vacinação contra a gripe desejado aos grupos prioritários, a Secretaria Estadual de Saúde anunciou nesta segunda-feira a ampliação da oferta das doses da vacina para a população em geral. Restam mais de um milhão de doses em todo o Estado e a população pode se vacinar nos postos de saúde.

O índice de vacinação dos grupos de risco foi de 78,6%, abaixo dos 90% esperados. Entre os grupos prioritários, o pior índice de vacinação, 59,9%, foi registrado nas crianças de 6 meses a 5 anos. Gestantes também ficaram com baixo indicador, em 62%. Os próprios trabalhadores da área da saúde, que também estão no grupo de risco, ficaram abaixo do desejado, com apenas 76,1%. Idosos, puérperas (mulheres que tiveram parto há até 6 semanas) e indígenas, também do grupos de risco, ficaram entre 86% e 88%.

A baixa adesão, segundo o secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis, pode ser explicada pela baixa agressividade do vírus que está circulando neste ano. Gerando menos mortes, assusta menos a população que, por sua vez, reduz a busca pela proteção vacinal.

A Secretaria de Saúde reforça a orientação para que a população de risco que ainda não se vacinou vá aos postos o quanto antes, uma vez que a vacina precisa de duas a três semanas para fazer efeito.

Na última quinta-feira, a campanha nacional de vacinação foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 9 de junho. Segundo o governo federal, a campanha publicitária continuará sendo veiculada em TV aberta, rádio, em jornais e revistas, entre outras mídias.

Secretaria Estadual da Saúde


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp