30/06/2021 às 18h56min - Atualizada em 30/06/2021 às 18h56min

Novos focos de morcegos vampiros são encontrados no RS

Animais podem se instalar em cavernas, fornos de fumo, casas abandonadas, árvores ocadas e nos bueiros de ferrovias e rodovias

Os municípios de Santo Antônio das Missões, Guabiju, Sertão Santana e São Lourenço do Sul registraram novos focos de raiva herbívora. A Secretaria da Agricultura emitiu um alerta sanitário na última semana (24) sobre o aumento do número de casos (veja aqui). De janeiro a junho de 2021, o Programa de Controle da Raiva Herbívora contabilizou 21 focos de raiva em 17 municípios, contando estes últimos registros, e uma possível evolução de focos em mais 28 cidades.

De acordo com o coordenador do Programa, Wilson Hoffmeister Júnior, os oito núcleos de controle da Secretaria estão em alerta e verificando as notificações diariamente para identificar e capturar os morcegos hematófagos, causadores da raiva herbívora e que atacam principalmente o rebanho. Wilson está desde segunda-feira (28) em Palmitinho verificando alguns refúgios na região que já foram vistoriados pelos servidores das inspetorias e um foco já foi identificado.

“A maior incidência de casos neste ano se dá na mesorregião de Ijuí, na fronteira com a Argentina, envolvendo os municípios de Garruchos, São Nicolau, Pirapó e Santo Cristo. E também há registro de focos na região de Guaíba, envolvendo os municípios de Sertão Santana, Mariana Pimentel, Canguçu e São Lourenço”, destaca Hoffmeister Júnior.

O foco de Itacurubi

Em Itacurubi, o foco de raiva herbívora levou à mortalidade de diversos bovinos numa propriedade às margens do rio Icamaquã. Este rio deságua no rio Piratini que desemboca no rio Uruguai. “Este foco é, provavelmente, originário de dois focos de raiva herbívora que ocorreram em Garruchos e São Nicolau, e que tem como característica uma evolução através dos cursos d´água”, afirma o fiscal estadual agropecuário Augusto Scheeren. E esta, segundo ele, era uma área silenciosa, porque não tinha nenhuma notificação de agressão e muito menos de mortalidade de animais na região.

Equipe de localização de colônia de morcegos hematófagos em oco de árvore, no município de Itacurubi

De acordo com Scheeren, uma das dificuldades neste tipo de trabalho é a localização dos refúgios dos morcegos hematófagos, por isso é preciso a participação ativa dos proprietários rurais na identificação, ainda mais se a área for muito extensa. “É um trabalho que precisa do apoio dos proprietários para fazer a identificação dos locais e a notificação das mordeduras no rebanho”, diz ele. Os técnicos conseguiram localizar a colônia em ocos de árvores e a captura foi feita.

Na próxima semana, a equipe do Programa de Controle da Raiva Herbívora vai fazer um trabalho de rastreamento com a participação dos produtores, mas do outro lado do rio Icamaquã, no município de Santo Antônio das Missões, onde também foi registrado um foco de raiva.

Os cuidados básicos

De acordo com o fiscal estadual agropecuário José Vitor Piazer, de Jaguari, que faz parte da equipe de Controle de Raiva Herbívora desde 2018, nesta época do ano é mais comum o aumento do número de casos. “Os morcegos costumam migrar neste período, procurando novos refúgios, que garantam um abrigo melhor, com temperaturas mais amenas e com água, para sua sobrevivência”, destaca. E eles podem se instalar em qualquer lugar: cavernas, fornos de fumo, casas abandonadas, árvores ocas e bueiros de ferrovias e rodovias.

Piazer diz que desde 2015 o município de Jaguari não registra novos focos. Segundo ele, isto se deve principalmente ao controle da população de morcegos e à vacinação. A vacina contra a raiva não é obrigatória, mas é eficiente no combate à raiva. O produtor deve aplicar uma dose e depois de 21 a 30 dias o reforço.

As notificações de suspeita de raiva no rebanho também aumentam nesta época. Só nesta segunda-feira (28), Piazer atendeu duas notificações de produtores: uma em Jaguari, que não se confirmou, e outra em Nova Esperança.

As principais recomendações para os pecuaristas são: não tentar capturar os morcegos por conta própria e comunicar imediatamente a localização destes refúgios à Inspetoria ou ao Escritório de Defesa Agropecuária do seu município.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp