10/05/2021 às 14h41min - Atualizada em 10/05/2021 às 14h41min

Pedidos para o Programa Troca-Troca de Sementes já podem ser feitos

O programa vai disponibilizar 24 cultivares de milho híbrido convencional, 18 cultivares de milho híbrido transgênico e 9 cultivares de sorgo

A partir desta segunda-feira (10) o Programa Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) inicia o recebimento dos pedidos para o ano-safra 2021/2022. Os produtores interessados devem procurar as entidades em seu município (prefeituras municipais, sindicatos, associações ou cooperativas) para efetuar os pedidos.

O objetivo do programa é fomentar a aquisição de sementes e o cultivo de milho e sorgo a serem utilizados na produção de silagem, grão ou alimentação humana em propriedades de agricultores familiares e pecuaristas familiares em todo o Estado.

“O principal benefício para os produtores é a ampla gama de cultivares disponíveis, tanto convencionais como transgênicas, para os diversos tipos de tecnologia de produção, a um preço abaixo do custo de mercado e com um subsídio de 28% dado aos produtores”, destaca Jonas Wesz, coordenador do Programa Troca-Troca.

Estarão à disposição dos agricultores 24 cultivares de milho híbrido convencional, 18 cultivares de milho híbrido transgênico e 9 cultivares de sorgo. Serão 11 empresas que estarão fornecendo um total de 51 cultivares de sementes para que cada produtor possa escolher aquela com as características técnicas mais adequadas ao seu sistema de produção.

Os escritórios municipais da Emater vão estar à disposição para orientar agricultores e entidades sobre a cultivar mais adequada para o plantio.

Operacionalização

As entidades devem fazer o pedido para seus agricultores no site do FEAPER http://www.feaper.rs.gov.br/
Na aba do Programa, no site da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural também constam todas as informações da nova safra https://www.agricultura.rs.gov.br/troca-troca-de-sementes
Cada agricultor poderá solicitar até 4 sacas de sementes de milho e/ou sorgo, tanto na etapa da Safra como na Safrinha.

Período em que o sistema ficará aberto para pedidos:

Para pedidos de sementes para a Safra: de 10 de maio a 28 de maio
Para pedidos de sementes para a Safrinha: de 31 de maio a 04 de junho
O sistema irá ficar aberto por três semanas para pedidos de semente para a safra e, na sequência, uma semana para os pedidos de sementes para a safrinha.

É importante destacar que a entrega efetiva das sementes mantém o calendário normal em que as empresas entregam as sementes da safra nos meses de julho/agosto/setembro e da safrinha em novembro/dezembro. Somente o serviço dos pedidos foi antecipado para melhorar a operacionalização do programa. O pagamento da parcela transgênica também é feito antes da entrega da semente, ou seja, no caso do pedido da Safrinha, o pagamento da transgenia vai ser somente no início de novembro conforme quadro abaixo.

Programa Pró-Milho

O Programa Estadual de Produção e Qualidade do Milho (PRÓ-MILHO/RS), lançado por meio de Decreto Estadual nº 55.033, de 06 de fevereiro de 2020, tem como objetivo incentivar, fomentar e coordenar ações que aumentem a produção e a qualidade do milho no Rio Grande do Sul.

Entre as ações mais importantes está a qualificação do Programa Troca-Troca de Sementes de Milho e Sorgo. Nesta qualificação busca-se, entre outras ações, a entrega das sementes aos produtores em tempo hábil para promover a semeadura dentro do período recomendável, bem como disponibilizar um Informativo Técnico contendo informações relevantes das cultivares para que os técnicos, produtores e demais interessados possam fazer consultas e comparar características importantes e necessárias para que cada sistema produtivo possa ser o mais rentável possível.

Com informação: AI Seapdr


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp