03/04/2021 às 14h06min - Atualizada em 03/04/2021 às 14h06min

Primeiro Gre-Nal da temporada coloca frente a frente técnicos com estilos distintos

Enquanto Renato Portaluppi já viveu o clássico várias vezes, Miguel Ángel Ramírez experimentará seu primeiro

O Gre-Nal número 430, que será disputado às 22h15min deste sábado, na Arena, tem um ingrediente extra: coloca em lados opostos um técnico que conhece o duelo como poucos, dentro e fora do campo, e outro que jamais participou de um.Renato Portaluppi disputa Gre-Nais desde 1981, quando desembarcou no Estádio Olímpico para jogar no Grêmio. A sua experiência como técnico também é gigante em clássicos, além de excelente retrospecto. Em 26 partidas, ele acumula dez vitórias, 12 empates e apenas quatro derrotas. No último, válido pelo Brasileirão, o Grêmio saiu na frente com um gol de Jean Pyerre, mas permitiu a virada e perdeu por 2 a 1. Os gols colorados foram marcados por Abel Hernández e Edenilson. “Gre-Nal é um jogo gostoso, muito bom de participar”, disse o técnico, em entrevista recente.

Miguel Ángel Ramírez, por sua vez, é um iniciante em clássicos. Aos 36 anos, desembarcou em Porto Alegre após um trabalho de destaque no Independiente Del Valle, do Equador. Logo nos primeiros dias no Inter, percebeu que a rivalidade é um dos traços do futebol do Rio Grande do Sul. Disse que tem o costume de contar as camisetas do Inter e compará-las com as do Grêmio em suas andanças pelas cidade.

“Não estou ansioso, mas empolgado com o jogo. Nunca sonhei que poderia viver um deles como treinador. Estou muito feliz em ter esta grande responsabilidade”, enfatiza o técnico, que sabe que o retrospecto do Inter na Arena é muito ruim. “Os números na Arena são desfavoráveis e isso nos motiva ainda mais. Temos que ganhar novamente. Sei da importância para a cidade. São coisas que dão conta da beleza que é a rivalidade. Sem o outro, não teria esta paixão”, observa.

O seu desconhecimento sobre o clássico e o pouco tempo à frente do Inter deverão ser usados por Renato, conforme reconheceu o auxiliar Alexandre Mendes após o empate com o São Luiz, na quarta-feira. “É um clássico, um campeonato à parte. Mas o Inter tem um treinador há pouco tempo no cargo, possivelmente ainda não colocou totalmente a sua ideia de jogo. Podemos aproveitar algo nesse sentido”, reconheceu.

Renato tem problemas para escalar a equipe, principalmente na defesa, onde não terá a dupla de zagueiros titulares. Aliás, as dúvidas que existiam em relação ao time foram praticamente dirimidas com a divulgação da lista de relacionados, após o treino de sexta-feira. Kannemann, que se recupera de dores no quadril, está fora da relação, assim como Geromel, o que já era esperado. Sem os dois titulares, a dupla Rodrigues e Ruan, utilizada na maioria dos jogos do Gauchão, certamente começará o clássico. Brenno será o goleiro, e Vanderson e Diogo Barbosa, os laterais.

Os recém-chegados Rafinha e Thiago Santos não foram relacionados, assim como Jean Pyerre e Pepê. O meio-campo deverá ser composto por Maicon, Matheus Henrique e Pinares, com uma remota chance de Lucas Silva aparecer. Alisson e Ferreira deverão jogar pelos lados, e Diego Souza será o comandante do ataque. O Grêmio tenta proteger o tabu de não perder um Gre-Nal na Arena desde 2014. E, após ter sua série de 11 jogos invicto em Gre-Nais interrompida no último encontro, tenta voltar a vencer após dois confrontos sem ganhar do maior rival.

Campeonato Gaúcho – 9ª rodada

Grêmio: Brenno; Vanderson, Ruan, Rodrigues e Diogo Barbosa; Matheus Henrique, Maicon, Pinares, Alisson e Ferreira; Diego Souza. Técnico: Renato Portaluppi

Inter: Marcelo Lomba; Rodinei, Zé Gabriel, Victor Cuesta e Moisés; Rodrigo Dourado,Edenilson, Praxedes, Patrick e Caio Vidal; Yuri Alberto. Técnico: Miguel Ángel Ramírez

Árbitro: Anderson Daronco
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data e hora: 03/04, às 22h15min

FONTE Fabrício Falkowski e Amauri Knevitz Jr/Correio do Povo

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp