19/02/2021 às 08h55min - Atualizada em 19/02/2021 às 08h55min

Morre o cantor e compositor Telmo de Lima Freitas, aos 88 anos

https://gauchazh.clicrbs.com.br
O cantor e compositor Telmo de Lima Freitas, 88 anos, morreu na tarde desta quinta-feira (18), em Cachoeirinha. Ele deixa os filhos Ione, Ana Elisa, Leonardo (Kiko) e Lúcio, além de sete netos e seis bisnetos. De acordo com a família, a causa da morte será investigada. O prefeito de Cachoeirinha, Miki Breier, vai decretar luto oficial de três dias na cidade.
O velório de Telmo de Lima Freitas acontecerá a partir das 8h desta sexta na capela master do cemitério Rainha da Paz, em Cachoeirinha, e a cremação está marcada para as 15h.
Nascido em São Borja, Telmo é um dos mais representativos nomes da música gaúcha, sendo autor de sucessos como Cantiga de Ronda e Baile de Rancho. Com o título Esquilador, ele venceu a Calhandra de Ouro, maior prêmio da 9ª Califórnia da Canção Nativa, em 1979. Também ganhou, em 2009, o prêmio de melhor compositor e melhor CD regional no Prêmio Açorianos com o trabalho A Mesma Fuça.
Admirador do trabalho de Paixão Côrtes e Barbosa Lessa por terem cunhado o tradicionalismo, Telmo lamentou em 2013 os rumos do movimento.  Para ele, parte da geração que deveria praticar as tradições perdeu interesse pela cultura gaúcha.
— Hoje, a gurizada está muito preocupada com a música, mas não conhece as coisas do campo. Tem gente que gosta de Esquilador e não sabe o que é descascarrear (remover os excrementos que ficam aderidos à lã da ovelha antes da tosa). Ninguém pode gostar daquilo que não conhece — queixou-se, à época.
O artista também foi conselheiro honorário do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), e patrono da Semana Farroupilha em 2009. Nas redes sociais, a presidente do MTG, Gilda Galeazzi, manifestou "seus sentimentos aos familiares, amigos e fãs". 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp