25/10/2024 às 10h15min - Atualizada em 25/10/2024 às 10h15min
Sobe para 51 o número de cidades com danos pelo temporal no RS
Correio do Povo
Camila Cunha Subiu para 51 o número de cidades com estragos causados pelo temporal dessa quinta-feira no Rio Grande do Sul. Segundo informações da Defesa Civil, divulgadas nesta sexta-feira, a maioria dos municípios acumula destelhamentos, quedas de árvores e de postes ocasionados pela chuva e pelos fortes ventos.
As cidades de Barão do Cotegipe e Cachoeirinha são algumas das mais prejudicadas. A primeira registrou destelhamentos parciais em 55 casas e numa escola. Além disso, a localidade teve queda de árvores e danos na iluminação pública.
Já na cidade da região Metropolitana, houve destelhamentos em 45 casas e em duas escolas municipais. A região também sofreu com queda de árvores e falta de energia elétrica, principalmente nos bairros Vista Alegre e Parque da Matriz.
Em Parobé, outras 43 casas também ficaram destelhadas. Já em Passo Fundo, o mesmo aconteceu em 33 residências espalhadas por dez bairros do município.
Outra ocorrência que chama a atenção foi em Igrejinha. A cidade registrou rajadas de vento de 133,2 km/h. Além disso, a localidade teve queda de árvores e destelhamentos.
Veja a lista de cidades atingidas
1. Barão de Cotegipe: destelhamentos parciais em 55 residências, em escola municipal, queda de árvores e danos na iluminação pública, prédio do viveiro municipal com danos parciais no coberto e estufa e abrigo de mudas rasgadas a cobertura. Distribuição de lonas, retirada de árvores.
2. Bento Gonçalves: sem energia elétrica em alguns bairros, sete residências destelhadas parcialmente sem desabrigados ou desalojados, queda de árvores em via pública. Defesa Civil Municipal e corpo de Bombeiros Militar realizaram a entrega de lonas para duas residências e em atendimento às ocorrências.
3. Brochier: destelhamento parcial de uma casa e uma igreja. Defesa Civil Municipal e Bombeiros (SCAB-Maratá) em atendimento aos atingidos.
4. Cachoeirinha: destelhamento de 45 casas, duas escolas municipais e queda de nove árvores, falta de energia elétrica nos bairros Vista Alegre e Parque da Matriz. Defesa Civil e secretaria de infraestrutura atuando na remoção das árvores e entrega de lonas para as casas destelhadas. RGE acionada, secretaria de Mobilidade e monitorando trânsito e Saneamento monitorando casas de bombas.
5. Cambará do Sul: três residências destelhadas sem desabrigados. Defesa Civil Municipal atendendo com entrega de lonas.
6. Campo Bom: destelhamento de 28 casas, árvores e cabos da rede elétrica, causando obstrução de via. Solicitado para RGE o desligamento da rede e a desobstrução da via, e posterior ligação. Distribuído e instalado lonas nas casas atingidas.
7. Candelária: seis casas destelhadas. Lonas foram distribuídas pela Defesa Civil.
8. Canela: três casas atingidas por árvores e três casas destelhadas. Defesa Civil Municipal e corpo de Bombeiros atendendo as ocorrências. Sem reporte de danos humanos. Ventos mais fortes já cessaram.
9. Canoas: ocorrência de destelhamento. Ao total, 16 residências destelhadas.
10. Capão Bonito do Sul: residência destelhada, com entrega de lona pela DC
municipal.
11. Capela de Santana: quatro residências e uma escola destelhadas.
12. Caxias do Sul: queda de árvore entre a Rua Bento Gonçalves, com a Visconde de Pelotas, alguns destelhamento parciais e alagamentos na via pública, ocorrências sendo atendidas pela defesa Civil Municipal e corpo de Bombeiros Militar.
13. Cidreira: em torno de 12 casas atingidas.
14. Erechim: uma pessoa ferida enquanto colocava a lona. Alta demanda de casas destelhadas e quedas de árvores. Mais de 100 casas atingidas pelo vendaval.
15. Estância Velha: destelhamento de três casas e queda de cinco árvores e falta de energia elétrica. Defesa Civil e Corpo de Bombeiros atuando na remoção das árvores e entrega de lonas para as casas destelhadas.
16. Esteio: destelhamento de um galpão, e queda de uma árvore por sobre a rede elétrica, causando obstrução de via. Solicitado para RGE o desligamento da rede, para posteriormente realização do corte da árvore.
17. Horizontina: destelhamento parcial de uma residência, ocorrência atendida pelo Corpo de Bombeiros, Defesa civil e Ação Social e Habitação, na distribuição de lonas no atendimento dos atingidos.
18. Igrejinha: rajada de vento em Igrejinha chegou a 133,2 km/h. Queda de árvores e algumas ocorrências de destelhamento, em andamento os atendimentos.
19. Itaara: bloqueio parcial da BR 158 em Itaara sentido Santa Maria, por queda de árvores. Já liberado.
20. Itati: queda de postes de luz e árvores. Falta de energia elétrica.
21. Ivoti: destelhamento de duas casas, e de cabos da rede elétrica, causando obstrução de via. Solicitado para RGE o desligamento da rede e a desobstrução da via, e posterior ligação. Distribuído e instalado lonas nas casas atingidas.
22. Jaquirana: forte ventos sem energia elétrica. No momento uma casa destelhada.
23. Lajeado: dois destelhamentos, Corpo de Bombeiros em atendimento, fazendo a colocação de lonas.
24. Marcelino Ramos: destelhamento de uma residência. Distribuição de lona, moradores já estavam providenciando a reposição das telhas.
25. Muliterno: destelhamento de cinco galpões, queda de muitas árvores/falta de energia elétrica no município. Defesa Civil e secretaria de infraestrutura atuando na remoção das árvores. Cooperativa Coprel já acionada.
26. Nova Santa Rita: duas quedas de árvores obstruindo vias. Estão fazendo a retirada das mesmas.
27. Paraí: árvore caída na pista.
28. Parobé: destelhamento de cerca de 43 casas, queda de postes de luz e
árvores. Disponibilização de lonas para os moradores atingidos. Reportaram 12 pessoas desalojadas.
29. Passo Fundo: destelhamento de 33 residências em 10 bairros. Distribuição de lona.
30. Ponte Preta: destelhamento parcial de quatro casas, seis pessoas afetadas.
31. Porto Alegre: queda de árvores em via pública, queda de energia em algumas
regiões e danos em algumas residências.
32. Roca Sales: no centro de Roca Sales choveu 73 mm em menos de uma hora. Alagamento pontuais.