O Inter enfrentou muitas dificuldades, especialmente no primeiro tempo. Apesar disso, segurou o Ceará no Castelão na noite desta quinta-feira, e aproveitou as chances que criou quando equilibrou as ações. Venceu o rival fora de casa pelo placar de 2 a 0, assumiu a vice-liderança do Brasileirão e, de quebra, viu a vantagem para o líder São Paulo reduzir para apenas seis pontos. Os gols foram marcados no segundo tempo. Primeiro, Caio Vidal anotou em contra-ataque. Depois, Yuri Alberto definiu o placar.
Com o resultado, o Inter assumiu a vice-liderança do Brasileirão, com 50 pontos, seis a menos que o líder São Paulo, que foi goleado pelo Bragantino nesta quarta-feira. O Colorado volta a campo para enfrentar o Goiás, no domingo, às 18h15min. A partida, válida pela 29ª rodada do Brasileirão, acontece no Beira-Rio.
Abel Braga escalou o Inter sem surpresas para a primeira partida de 2021. Mandou a campo o que tinha de melhor à sua disposição. No comando de ataque, no entanto, não pôde contar com Thiago Galhardo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. No lugar dele, o jovem Yuri Alberto começou a partida.
Logo aos dois minutos, o Ceará quase abriu o placar. Cleber levou a bola ao ataque, e invadiu a área. Limpou a marcação e tirou também do goleiro Marcelo Lomba, com um drible curto. O atacante perdeu o ângulo para o chute, mas conseguiu escorar para Vina. O meia bateu colocado, e o zagueiro Victor Cuesta tirou de cabeça, de cima da linha, salvando o Inter.
Os donos da casa seguiram melhor ao longo de todo o primeiro tempo. Tanto que a última boa chance da etapa inicial foi do Ceará. Vina construiu a jogada pela esquerda. Ele acionou Leo Chu, que até então estava sumido no confronto. Ele cruzou para Fernando Sobral no segundo pau, que mergulhou para tentar marcar. Por sorte, Moisés se antecipou e mandou para escanteio, evitando o gol e garantindo o 0 a 0 ao intervalo.
Assim como aconteceu no primeiro tempo, o Ceará seguiu melhor no início da segunda etapa. No entanto, foi o Inter quem conseguiu chegar ao gol, explorando a velocidade do contra-ataque. Após cobrança de escanteio dos donos da casa, o Inter escapou com Edenílson. Ele arrancou pelo meio e achou passe preciso entre a defesa para Caio Vidal. Ele bateu na saída do goleiro Richar, fazendo 1 a 0 para o Colorado.
A partir do gol, o Inter encontrou equilíbrio na partida. Igualou as ações, e o Ceará passou a tentar criar de maneira desordenada. Jogando de igual para igual, Abel Braga fez trocas para dar novo fôlego à equipe. Sacou o apagado Praxedes para a entrada de Rodrigo Lindoso, para reforçar a marcação, e tirou o autor do gol Caio Vidal para a entrada do centroavante Abel Hernández.
Depois, coube ao Inter administrar a vantagem. Ainda houve tempo para o Colorado sofrer com uma baixa significativa no setor defensivo. Aos 40 minutos, o goleiro Marcelo Lomba sentiu fortes dores e precisou deixar o campo para a entrada de Daniel, já que Danilo Fernandes não viajou, também por lesão. Mas nem isso impediu a vitória colorada, que valeu a vice-liderança do Brasileirão.
Ceará 0
Richard; Samuel Xavier, Thiago, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Fabinho, Charles, Fernando Sobral e Vina; Leo Chu e Cleber. Técnico: Guto Ferreira
Inter 2
Lomba; Rodinei, Moledo, Cuesta e Moisés; Dourado, Edenílson, Praxedes, Caio Vidal e Patrick; Yuri Alberto. Técnico: Abel Braga
Gols: Caio Vidal (7/2T) e Yuri Alberto (32/2T)
Cartões amarelos: Charles (Ceará); Cuesta (Inter)
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima
Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)
Data e hora: 07/01, às 19h