27/11/2020 às 12h31min - Atualizada em 27/11/2020 às 12h31min

Sementes de origem estrangeira que chegaram no Estado são analisadas

Estagiária Daiana Fernanda Hilgemann
 
Há alguns meses moradores do Estado receberam pelos correios alguns tipos de semestes vindas do exterior, sem nennhuma solicitação para as mesmas. 
 
No Rio Grande do Sul, a Secretaria da Agricultura (Seapdr) que desde o inicio orientou as pessoas que recebessem esses itens suspeitos, que os entregassem as autoridades, até o momento eles receberam 46 pacotes com material vegetal sem origem determinada.
 
Nas amostras foram identificadas, a espécie Myosoton aquaticum, praga ausente no Brasil e com potencial para ser considerada quarentenária, ou seja, com risco de estabelecimento no país e de causar danos fitossanitários e impacto econômico negativo. Ela é considerada planta daninha na cultura do trigo na China.
 
E em outras quatro amostras, foram identificadas uma espécie quarentenária ausente – Descurainia sophia – considerada invasora nos Estados Unidos, Canadá, México, Japão, Coreia, Chile e Austrália. Outras 15 amostras continham espécies quarentenárias ou com potencial quarentenário, como sementes de Cuscuta, Brassica, Chenopodium, Amaranthus e dos fungos Cladosporium, Alternaria, Fusarium e Bipolaris.
 
Os pedidos são de cuidados ao manusearem esse material, e quem continuar recebendo estes itens, continue prestando o serviço de os entregarem as autoridades responsáveis das inspetorias da Seapdr ou unidades do Mapa.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp