27/10/2020 às 07h49min - Atualizada em 27/10/2020 às 07h49min

Perspectivas das eleições 2020 segundo o TSE

Estagiária Daiana Fernanda Hilgemann
Com as eleições de 2020 sendo a caráter especial por conta da pandemia do coronavírus, os mesários também devem se adaptar. Os convocados deste ano, contam com o auxilio de um aplicativo de celular, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para obterem todas as informações sobre o funcionamento da eleição, antes e durante a votação. O treinamento para as atividades dos mesmos que é feito pré-eleição, foi aplicado de modo virtual, por e-mail ou pelo aplicativo, à aqueles membros cadastrados. Todas essas medidas de segurança são para proteger a população contra o vírus da covid-19.

Os eleitores devem tomar medidas protetivas para a doença, mas aqueles que têm condições devem votar normalmente. No Brasil, o número de eleitores aptos a votar chega a 147.918.483 pessoas, que é um aumento de 2,66% em comparação às eleições municipais de 2016. 

Um levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) constatou que há 493 munícipios, em que o número de eleitores aptos a votar é maior que o número de habitantes, um número que corresponde a 8,8% das cidades brasileiras. Em comparações com a última eleição de 2018 o aumento é de 60%, quando isso acontecia em 308 cidades apenas.

Isso se explica por desatualizações nas estimativas de população feitas pelo IBGE, fraudes ou erro no sistema, e especialmente, por questões afetivas, onde as pessoas migram para cidades maiores, regiões metropolitanas ou cidades-polo, mas não transferem seus títulos eleitorais.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp