20/10/2020 às 10h43min - Atualizada em 20/10/2020 às 10h43min

Cultura de grãos no Estado seguem em momentos distintos

Estagiária Daiana Fernanda Hilgemann
Os agricultores estão em grande maioria entre a colheita do trigo e o plantio do milho, e a preparação do solo para o plantio da soja.

Ao que diz respeito do trigo a colheita já está selada, o calor atual ajuda na secagem do grão que já deve estar sendo colhido na maior parte do estado, o principal fator prejudicial neste ano foi a geada no mês de agosto, mas nem todas as regiões foram atingidas por este mal, como na região noroeste onde o frio não foi tão intenso na fase final desta cultura, vindo o calor para acelerar o processo do desenvolvimento do grão.

O milho que já deve ter sido semeado em quase todo o Estado, requer calor e umidade para o seu desenvolvimento, o problema é que desde a época do inicio do plantio, assim que o inverno cessou as chuvas não foram tão presentes o que afeta a fase inicial do crescimento, e pode resultar em queda do rendimento do grão por causa de um estresse hídrico.

Já a semeadura da soja deve estar iniciando nesse mês na maioria das regiões, variando até dezembro para aqueles que investem em um plantio mais do tarde. Para que essa semeadura seja realizada com êxito é preciso que as condições climáticas mudem, o calor intenso nesse momento não é ideal para a soja, para o inicio do seu crescimento a planta necessita de água, o ideal seria um clima de veranico onde o calor tem variações mais brandas e a chuva seja presente. A partir que passa essa fase inicial o calor é necessário para que a planta se desenvolva com uma umidade regulada por se tratar de uma cultura de verão.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp