16/10/2020 às 10h25min - Atualizada em 16/10/2020 às 10h25min

Perspectivas para os grãos no RS

Estagiária Daiana Fernanda Hilgemann
As principais culturas no Rio Grande do Sul, são a soja, o milho e o trigo. Para o ano de 2020 as expectativas para plantio e colheita eram positivas, mas algumas coisas não saem como o planejado.

O trigo como cultura de inverno, chega a sua fase final, a colheita. As regiões que fizeram essa semeadura cedo já iniciam a colheita, no fim do processo o tempo seco ajuda a fortalecer o enchimento do grão, e diminui a umidade, mas a geada que ocorreu  no início de agosto já abateu as expectativas de uma super colheita, em algumas localidades onde a planta estava em estado vegetativo, o frio intenso não atingiu diretamente a planta, mas fora essa situação o impacto será sentido, mas a sua dimensão é vista com clareza apenas depois que o produto estiver fora da lavoura.

O milho em algumas regiões começou a ser plantado a partir de setembro, tendo cuidado para iniciar esse processo depois que o frio diminuiu, pois as temperaturas muito baixas não deixariam a planta se desenvolver, sendo este um produto do verão, esse plantio da primeira safra pode ser feito até dezembro, de acordo com que cada produtor planeja, e a que cada região do Estado pode oferecer. Com a planta em desenvolvimento é necessário que haja chuva, algo bastante disposto entre outubro e dezembro, mas no momento não está acontecendo regularmente e pode prejudicar essa cultura, de modo geral os produtores devem ficar ciente que esse ano será mais seco o que não favorece nenhuma espécie.

O soja tem tido um alto destaque no Estado nos últimos tempos, atualmente os agricultores investem bastante na cultura, a semeadura deve iniciar até final deste mês e serem finalizadas até dezembro, sendo uma cultura de verão, o calor é importante, mas a falta de chuva e as previsões negativas para que ela apareça podem trazer preocupações para aqueles que querem iniciar logo o plantio, pois sem umidade o crescimento sofrerá um declínio.
As questões climáticas são difíceis de controlar, mas o produtor deve investir alto para tentar tirar os melhores resultados de seus produtos, pois o preço pago está valorizado atualmente, e boas colheitas trarão bons rendimentos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp