08/09/2020 às 08h57min - Atualizada em 08/09/2020 às 08h57min

Educação infantil pode ter retorno presencial a partir de hoje

As aulas presenciais no Rio Grande do Sul podem ser retomadas a partir desta terça-feira (08), seguindo decreto publicado pelo governo do Estado no final de semana. O cronograma prevê um retorno escolar escalonado, a partir da Educação Infantil, mas precisa atender a protocolos de saúde, seguir orientações regionais ou municipais e também requer que a localidade esteja, no máximo, na bandeira laranja. Cidades classificadas em vermelho, como é o caso de Porto Alegre, não podem adotar o retorno às atividades presenciais. Apesar da autorização do Estado, muitas prefeituras e regiões estão mantendo cautela e pretendem esperar melhores indicadores de saúde para retomar as aulas nas escolas, mas em alguns municípios o reinício ocorre hoje.

Na Serra, haverá retorno presencial na rede particular de ensino em Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Flores da Cunha, Garibaldi e São Marcos. Podem voltar hoje às salas de aula, alunos de 40 escolas privadas de Educação Infantil de Caxias do Sul, de um total de cerca de 150 pedidos protocolados na prefeitura. O secretário do Urbanismo, João Uez, explica que para iniciar as atividades, a escola precisa ter um plano de contingência aprovado e liberado pelo Centro de Operações de Emergências da Saúde. Sem a devida documentação, a instituição é passível de fiscalização e multa, por descumprimento de decretos e questões sanitárias.

Já em Santa Maria, a prefeitura informa que não haverá retomada das aulas presenciais no município antes de 15 de setembro. A medida vale para todos os níveis de educação, tanto na rede pública como na privada. O Executivo argumenta que busca garantir a segurança da população em meio à pandemia do novo coronavírus, com o cumprimento das medidas sanitárias e de distanciamento social.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp