24/04/2024 às 13h46min - Atualizada em 24/04/2024 às 13h46min

Semana da Cultura da Paz nas Escolas da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul

Evani Inês Krügel
Assessoria Regional do Núcleo do Cuidado e Bem-estar Escolar da 21ª CRE
A Semana da Cultura da Paz nas Escolas é realizada na Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul desde o ano passado. Ela ocorre no mês de abril.Trata-se de um movimento que tem por objetivo justamente a prática de atividades que despertem os envolvidos para a importância das relações amistosas no ambiente escolar. Entende-se que a partir do ambiente escolar as atitudes pacificadoras podem estender-se, mesmo que aos poucos, às comunidades e assim, modificar a cultura humana ainda tão marcada por conflitos de toda a ordem.
Após a definição do período as atividades são sugeridas pela Secretaria Estadual de Educação, a SEDUC. Nas Coordenadorias Regionais, as CREs, as sugestões de atividades e o incentivos às escolas à participação é feita pela assessoria do Núcleo do Cuidado e Bem-estar Escolar. As escolas organizam as atividades de acordo com suas possibilidades. As imagens destas atividades são enviadas ao Núcleo do Cuidado da coordenadoria que as envia à SEDUC. Este o formato da semana.
As atividades realizadas, no entanto, de acordo com as imagens e narrativas, superam em muito a programação inicial e quaisquer expectativas de seus organizadores. A dedicação e a criatividade são perceptíveis em cada registro recebido. O envolvimento da comunidade escolar se manifesta desde a equipe diretiva, professores, funcionários, estudantes e até familiares. Isso significa um grande engajamento.
A Semana da Cultura da Paz nas Escolas ganha força desde a sua primeira edição, em 2023. São 63 as escolas estaduais da área de abrangência da 21ª CRE. Entre estas temos escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Entre estas, são Escolas Indígenas, do Campo, Escola Técnica e até um Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (Neeja). No Neeja não há o mesmo tipo de frequência que na escola regular. Qual então os motivos para trabalhar a Cultura da Paz? Professores e funcionários também precisam e merecem cuidados visando o bem-estar,
O que motiva este trabalho? Justamente a busca pela pacificação das escolas onde, por vezes, ainda ocorrem conflitos e desrespeitos que poderiam ser evitados. Trata-se, portanto de uma entre as ações preventivas que o Núcleo do Cuidado realiza.
O Rio Grande do Sul está implantando a Justiça Restaurativa nas escolas estaduais. Em breve, haverá pelo menos duas pessoas, em cada escola, preparadas e habilitadas à realização de círculos restaurativos. E, nas coordenadorias, contaremos com assistente social e psicólogo para atuarem em casos mais sensíveis.
O projeto de saúde mental, Mente Viva, está por começar sua formação. Com o Mente Viva serão implantadas práticas de meditação em cada sala de aula das escolas estaduais do estado. Que benefício trazem estas práticas? Segundo neurocientistas, psicólogos e psiquiatras além dos ganhos relacionais existem os ganhos cognitivos. Ou seja, em ambiente com práticas meditativas os envolvidos relacionam-se melhor e aprendem com maior facilidade.
A Seduc também conta com parceiros que colaboram com a implantação do ambiente seguro e em paz nas escolas. Entre estes parceiros contamos com a Brigada Militar que realiza o PROERD, a Polícia Civil que realiza o Papo de Responsa. A partir deste ano, a OAB, com o projeto OAB vai às escolas pretende desenvolver o sentido de cidadania. Aproveito para agradecer a estes parceiros.
O que este tal de Núcleo do Cuidado? É um departamento ligado diretamente ao Gabinete da Secretária Estadual de Educação, senhora Raquel Teixeira. Com vista ao cuidado e ao bem-estar escolar é composta pela Cipave+ (Comissões Internas de Prevenção a Acidentes e Violência Escolar), a EAP (Equipe de Assistentes Sociais e Psicólogos) e o PSE (Programa Saúde na Escola).
Também expresso gratidão a todos que se envolveram e participaram da Semana da Cultura da Paz nas Escolas. Ainda não tivemos tempo de fruir de todas as imagens recebidas, quer por foto quer por vídeos, pois, continuamos a receber registros das atividades feitas.
Gratidão à Rádio Difusora, ao Radialista Radael pela oportunidade de mais ampla divulgação de uma das atividades do Núcleo do Cuidado da 21ª CRE que tem sua sede em Três Passos e suas escolas localizadas em 19 dos municípios da Microrregião Celeiro.
 
Clique Aqui para ouvir a entrevista da Assessora Regional do Núcleo do Cuidado e Bem-Estar da 21° CRE - Evani Inês Krügel

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp