Chega a 275 o número de municípios gaúchos que já decretaram situação de emergência em função da estiagem. O volume equivale a 55,3% de um total de 497 cidades. Os últimos documentos chegaram à Defesa Civil nessa segunda-feira, enviados pelas prefeituras de Bozano, Tapera, Barra do Guarita e Selbach.
Chuvisca, Barão do Triunfo e Sertão Santana emitiram os primeiros decretos, ainda em dezembro do ano passado. Em janeiro, 90 cidades fizeram o mesmo e, em fevereiro, mais 27. Em março, 127 prefeitos recorreram à situação de emergência, com mais 28 seguindo o exemplo, em abril, até ontem.
Das 275 cidades que sofrem com a falta de chuvas, 176 tiveram a emergência homologada pelo governo gaúcho e 154, a situação reconhecida em nível federal. Em alguns casos, o processo de reconhecimento ocorreu mesmo sem a homologação estadual.
Outros 18 municípios registraram prejuízo no sistema integrado de informações da Defesa Civil estadual, mas ainda não emitiram decreto. Caso isso ocorra, o total de cidades afetadas sobe para 293.
Jornal: Correio do Povo