18/03/2019 às 08h35min - Atualizada em 18/03/2019 às 08h35min

Alimentação e estilo de vida inteligente

Emater Tiradentes do Sul
A fonte de nossa saúde está nas práticas que escolhemos ao longo das nossas vidas. O estilo de vida que fomos construindo (tipo de alimentação, atividade física, grau de estresse, uso de álcool, fumo, drogas) é o que determina a saúde que temos.
Ao nos alimentarmos, temos que fazer boas escolhas, pois nossa nutrição está relacionada com o tipo de alimentos que ingerimos. Quanto mais variada a alimentação mais saúde teremos.
Uma importante fonte de nutrientes são os vegetais, que podemos cultivar em casa, em pequenos espaços, de forma orgânica, sem uso de agrotóxicos.
A horta orgânica, do lar, doméstica, não tem mistério, basta ter um local arejado, ensolarado, uma terra boa, e um pouco de tempo para se dedicar a cultivar os vegetais.
O solo fornece os nutrientes essenciais, água oxigênio, suporte para as raízes, tudo que as plantas precisam para crescerem e florescerem. Eles também servem para proteger as delicadas raízes das drásticas mudanças de temperatura. Alimentos nutritivos e de boa qualidade, para humanos e animais, só podem ser produzidos se os solos são saudáveis e vivos. Mantenha a saúde do seu solo com adubação orgânica.
Ao aparecerem pragas e doenças, pesquise alternativas, elas existem, e são fáceis de manipular, não agridem a vida das pessoas nem do ambiente, e ainda são de baixo custo.
Antecipe-se as pragas e doenças, tenha em casa preparados naturais prontos para o uso, que você possa usá-los no início da infestação ou até para prevenir o aparecimento. Seguem algumas dicas:

Combate de vaquinha, cochonilha, lagartas e pulgões em plantas frutíferas e hortaliças:
Ingredientes: 100gr de fumo em corda; ½ litro de álcool; ½ litro de água; e 100gr de sabão neutro (comum).
Modo de fazer: Misturar o fumo em corda cortado em pedaços com meio litro de álcool, mais meio litro de água, deixando curtir 15 dias. Decorrido este tempo, dissolver o sabão em 10 litros de água e juntar com a mistura já curtida de fumo de álcool. Pulverizar nas plantas esta concentração, quando o ataque de pragas é intenso ou diluir em 20 litros de água no caso de baixa infestação de pragas. No caso de hortaliças respeitar um intervalo mínimo de 12 dias antes da colheita.

Controle de lagartas e lesmas
Ingredientes: ferver a losna em um litro de água durante 10 minutos.
Modo de fazer: Adicionar um preparado em 10 litros de água e pulverizar.
Observação: Usa-se no início da infestação.

Repelente de lesmas e caracóis
Ingredientes: 1 copo de cerveja e 1 colher de sal.
Modo de usar: Colocar num recipiente de pouca fundura (prato) um copo de cerveja e uma colher de sal, enterrá-lo de forma que a altura da borda fique ao nível da terra. As lesmas e caracóis serão atraídos pelo cheiro da cerveja, caem dentro e morrem.

Controle de formigas saúva
Ingredientes: pão caseiro e vinagre.
Modo de fazer: Colocar pedaços pequenos de pão caseiro embebido em vinagre próximo aos olheiros (tocas e ninhos), corredores e em locais onde formigas estão cortando. O produto introduzido na alimentação das formigas começa a criar mofo preto e fermenta. Isso é toxico para as formigas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp