24/09/2018 às 10h08min - Atualizada em 24/09/2018 às 10h08min

Termina na próxima sexta-feira o prazo para a declaração do ITR

O prazo final para realizar a declaração do Imposto Territorial Rural é nesta sexta-feira, dia 28 de setembro de 2018.
“Está obrigada a apresentar a DITR a pessoa física ou jurídica, exceto a imune ou isenta, proprietária, titular do domínio útil ou possuidora a qualquer título, inclusive a usufrutuária, um dos condôminos e um dos com possuidores”, aponta a Receita Federal.
Quem perdeu imóvel ou teve o direito de propriedade transferido a partir 1º de janeiro deste ano também deve declarar o ITR. Ainda lembra a Receita, a declaração deve ser feita por meio de arquivo eletrônico, no programa próprio para o ITR.
Se o envio for indeferido após o prazo, até 23h59 do dia 28 de setembro, pode ser feita uma declaração retificadora, que substituirá à original.
“A declaração retificadora tem a mesma natureza da declaração originariamente apresentada, substituindo-a integralmente. Essa declaração deve conter todas as informações anteriormente declaradas com as alterações e exclusões necessárias, bem como as informações adicionadas, se for o caso”, orienta a Receita.
O proprietário rural que declarar o ITR fora do prazo pagará multa de 1% ao mês, calculada sobre o imposto devido e considerando uma parcela mínima de R$ 50. O pagamento será feito em até quatro parcelas, mas, se o valor devido for menor que R$ 100, a quitação é por cota única.
Em Três Passos, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais está realizando a declaração.

 

*com informações GloboRural

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp