13/08/2018 às 16h08min - Atualizada em 13/08/2018 às 16h08min

Adicionando sabor ao seu alimento

Emater Tiradentes do Sul
As ervas aromáticas, condimentares e medicinais quando usadas para realçar o sabor dos alimentos, como condimento, ativam a ação das glândulas salivares, que iniciam o processo digestivo. Além disso, cada tipo de erva tem na sua composição princípios ativos principalmente no óleo essencial, de forma que agem no organismo mesmo quando a planta é usada apenas como tempero. O aroma ativa as células nervosas das narinas que, imediatamente, transmitem o estímulo ao cérebro com a mensagem “o alimento está a caminho”. 
Entre as mais usadas podemos destacar:
 Alecrim (Rosmarinus officinallis) – Condimento usado para dar sabor às sopas, batatas, carne bovina e equilibrar o gosto forte das carnes de cabrito, porco e ovelha. É composição obrigatória de vinhas d’alho e marinadas, no tempero de vinagres e azeites. Seu uso medicinal é eficiente contra gases intestinais, problemas hepáticos, fadiga corporal e mental.
Alho (Allium sativum) – Tempero usado no preparo de carnes diversas, arroz e saladas. É um grande aliado no combate a infecções, gripes, pressão alta e verminoses.
Cebolinha (Allium scholnoprasum) – Fornece delicioso sabor às saladas, pratos com ovos e queijos frescais, sopas e molhos. Auxilia nos tratamentos contra problemas de circulação e digestivos.
Manjerona (Origanum majorana) – É ótima para temperar carnes, principalmente frango, porco e cabritos, feijão, molhos, pizzas, vinagre, azeite e saladas. É digestivo, diminui gases intestinais, abre o apetite, combate gripes, resfriados e tosses catarrais.
Salsa (Petroselinum sativum) – É recomendada para sopas, carnes, saladas, feijões, peixes, molhos e omeletes. É digestivo, evita a formação de gases e auxilia o aparelho respiratório.
Sálvia (Salvia officinalis) – Muito apreciada no tempero de vários tipos de carnes. É usada como digestiva, diminui gases intestinais, expectorante, anti-inflamatória e estimulante do corpo e da mente.
Hortelã (Mentha sp) – Utilizada para temperar carnes, principalmente de carneiros, saladas, queijos, molhos, sucos, balas, drinques e licores. Facilita a digestão, diminui os gases intestinais, é vermífuga, antisséptica e analgésica.
Louro (Laurus nobilis) – Usado no feijão, peixes e carnes fritas, como componente de algumas marinadas ou molhos e de conservas de legumes. Aconselha-se o seu uso moderado. Auxilia a digestão, diminui gases intestinais, é antisséptica.
Manjericão (Ocimum basilicum) – Serve para condimentar carnes, peixes, saladas, vinagres e azeite. Substitui perfeitamente o caldo de galinha industrializado nas sopas. O tomate é seu par perfeito para molhos, saladas e petiscos. É também utilizado como digestivo, diminui os gases intestinais, vermífugo e antisséptico.
Orégano (Origanum vulgare) – Dá um toque muito especial a pizzas, saladas, carnes e molhos. É digestivo, expectorante e diminui os gases intestinais.
Além de utilizar durante o preparo dos alimentos as plantas podem ser utilizadas em preparos de sal, azeite e vinagres temperados.
VINAGRE CONDIMENTADO
Ingredientes: 100 ml de vinagre; ramos de erva condimentar: tomilho, sálvia, orégano, manjerona, cebolinha, salsa, manjericão, alecrim, alho, cebola, louro, etc.; especiaria -: cravo, canela, cardamomo, funcho, erva-doce, casca de laranja, pimentas, frutos da capuchinha, alcaparras.
Modo de fazer: Pegue um vidro com tampa limpo e seco, coloque as plantas condimentares e as especiarias e complete com vinagre.
Dica: selecione os vinagres e condimentos de acordo com sua preferência.
 
AZEITE CONDIMENTADO
 
Ingredientes: azeite de oliva ou óleo de sua preferência; raminhos de alecrim, tomilho, orégano, manjerona, louro, sálvia, salsa, alho, manjericão e pimenta sem sementes.
Modo de fazer: Pegue um vidro com tampa limpo e seco, coloque as plantas condimentares e complete com azeite ou óleo.
Dica: selecione os condimentos de acordo com sua preferência ou observando a combinação das ervas com o tipo de alimento onde será usado. Se optar por usar banha, somente misture os ingredientes picados na banha.
 
SAL CONDIMENTADO
Ingredientes: sal e plantas condimentares - alecrim, tomilho, orégano, manjerona, sálvia, salsa, alho, manjericão, pimenta, cebolinha, etc.
Modo de fazer: lavar as plantas, secar e picar bem miúdo. Colocar o sal num saco plástico, acrescentar as plantas picadas, misturar bem e acondicionar em vidro fechado.
Dica: selecione os condimentos de acordo com sua preferência ou observando a combinação das ervas com o tipo de alimento onde será usado. Podem ser substituídas as plantas frescas por plantas condimentares secas. Deixar curtir por uma semana.
Sugestões:
Sal para feijão: louro, manjerona e alho.
Sal para molhos: manjericão, salsa, cebolinha verde, cebola, alho e tomilho e urucum (colorau).
Sal para carnes brancas: salvia, cebola, salsa, cebolinha verde, pimenta calabresa, orégano, cúrcuma e alho.
Sal para carnes vermelhas: manjerona, tomilho, salsa, cebolinha verde, cebola, alho, pimenta do reino, noz moscada e alecrim.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp