09/05/2018 às 08h51min - Atualizada em 09/05/2018 às 08h51min

Petrobras eleva valor do gás de cozinha para uso industrial e comercial em 7,1%. Gás para residências nao foi reajustado

A Petrobras anunciou reajuste de 7,1% no preço do gás de cozinha para uso industrial e comercial no país. É a segunda alta consecutiva, acompanhando a disparada do dólar e das cotações internacionais do petróleo.

O reajuste passa a valer a partir desta terça (8) e não impacta o preço do botijão de 13 quilos, mais usados por residências. Desde 2002, a estatal pratica preços diferentes para os dois produtos.

O preço do GLP (Gás liquefeito de petróleo, o gás de cozinha) vendido em vasilhames superiores a 13 quilos ou a granel é reajustado uma vez por mês. Em abril, houve alta de 4,7%.

Nos três meses anteriores, porém, o preço foi reduzido (6,3% em janeiro, 4,6% em fevereiro e 4,2% em março), compensando parte da disparada do ano anterior.

Nas últimas semanas, porém, uma combinação de alta do dólar e do petróleo vem pressionando os preços dos combustíveis no país.

A gasolina, por exemplo, está sendo vendida pela estatal por R$ 1,817, o maior desde que a empresa iniciou a política de reajustes diários, em julho de 2017.

O preço do gás vendido em botijões de 13 quilos é reajustado uma vez a cada três meses —estratégia adotada no início do ano para tentar suavizar o repasse ao consumidor das cotações internacionais.

O último ajuste, em abril, foi um corte de 4,4%. Em janeiro, já havia caído 5%. Os sucessivos aumentos em 2017 levaram 1,2 milhão de famílias brasileiras a apelarem para lenha ou carvão na hora de cozinhar, de acordo com pesquisa do IBGE.

De acordo com o Sindicato das Empresas Distribuidoras de GLP (Sindigás), após o reajuste desta terça, o preço do gás vendido a clientes industriais ou residenciais ficará 31% mais caro do que as cotações internacionais.

"Esse ágio vem pressionando ainda mais os custos de negócios que têm o GLP entre seus principais insumos, impactando de forma crucial empresas que operam com uso intensivo de GLP", comentou a entidade.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp